Partido de extrema-direita NPD forçado a suspender convenção

Com o financiamento público suspenso e a convenção nacional adiada, o NPD está numa situação difícil. Isto para além do processo de ilegalização.

Foto
Apoiante do NPD em protesto contra "a islamização da Alemanha" em 2010 Johannes Eisele/Reuters

Depois de uma semana difícil, o Partido Nacional Democrata (NPD) alemão acabou por ter de suspender a sua convenção nacional por causa de obras na estrada que daria ao parque de estacionamento, local da reunião. O NPD acusa as autoridades locais de o terem feito de forma intencional.

O partido queixou-se de “autoridade arbitrária absurda”, acusando as autoridades locais de terem querido bloquear a sua convenção. “É evidente que as medidas de construção estão a ser tomadas por nossa causa”, disse um porta-voz do NPD, Frank Franz. A câmara nega, contrapondo que os trabalhos estavam há muito marcados. O partido ainda tinha tentado que os trabalhos fossem suspensos, recorrendo a semana passada a um tribunal regional, mas negou o pedido.

Já a preparação da convenção tinha sido um amontoar de problemas. Encontrar um local nem sempre é fácil para este partido, já que muitos centros de conferências temem ficar associados a ideias xenófobas, e receiam também a confusão associada, não só à vinda de centenas de extremistas como às previsíveis manifestações da extrema-esquerda e de movimentos antinazi.

Para esta conferência, era prevista a presença de cerca de 400 membros do partido. Estes juntar-se-iam numa tenda erguida num parque de estacionamento privado, a única alternativa que o partido tinha conseguido encontrar, diz a revista Der Spiegel

Logo que foi anunciado o local, responsáveis e residentes ficaram preocupados. Um candidato do partido A Esquerda (Die Linke), que pertence a um grupo de oposição à extrema-direita juntando membros dos Verdes, sociais-democratas, e grupos religiosos, declarou: “Não podemos impedir o encontro mas podemos interrompê-lo.” O plano era um concerto rock perto, com música “o mais alto possível”. Também havia a ideia de usar motosserras para fazer mais barulho.

Mas afinal, nada disto foi preciso. A imprensa local mostrava uma estrada interrompida por montes de lama no local da conferência, e o partido adiou a convenção sem dar uma data alternativa. 

Na agenda estariam vários assuntos importantes: a falta de financiamento, que o partido perdeu depois de ser multado em 1,27 mil milhões de euros por causa de uma declaração incorrecta de contabilidade, e que levou ao despedimento dos sete funcionários do NPD em Berlim, a estratégia para as eleições legislativas de 22 de Setembro, e ainda a tentativa de ilegalização levada a cabo pelo Bundesrat (Conselho Federal, organismo em que estão representados os estados federados).
 

Sugerir correcção
Comentar