Antiga cabine telefónica é a mais pequena biblioteca do país

A cabine telefónica foi restaurada e adaptada pela Fundação Portugal Telecom, ficando agora à guarda da Junta de Barcelinhos, com o nome “Livros do Cávado”

Fotogaleria
Fotogaleria

Uma antiga cabine telefónica “à inglesa” foi transformada na mais pequena biblioteca de Portugal e instalada em Barcelinhos, Barcelos, nas margens do rio Cávado, para servir residentes, turistas e peregrinos de Santiago.

O presidente da Junta de Barcelinhos, José Peixoto, disse esta quinta-feira à Lusa que a ideia é tornar “ainda mais aprazível e convidativa” aquela zona antiga da freguesia, colocando livros, jornais e revistas “mesmo à mão” de quem passa. “Com os bancos e as mesas que lá pusemos, fica montado o cenário ideal para uma leitura descontraída, com o Cávado como pano de fundo”, referiu.

A cabine telefónica foi restaurada e adaptada pela Fundação Portugal Telecom, ficando agora à guarda da Junta de Barcelinhos, com o nome “Livros do Cávado”. No interior, tem jornais, revistas e umas centenas, poucas, de livros. “Livros em várias línguas”, assegura José Peixoto, lembrando que mesmo ali ao lado existe um albergue de peregrinos, utilizado anualmente por milhares de pessoas que percorrem os Caminhos de Santiago.

A cabine/biblioteca vai dispor, em breve, de um sistema de campainha, através do qual os utentes poderão chamar um funcionário da Junta, para lhes abrir “a porta da leitura”.

Nos dias em que os populares da freguesia que normalmente frequentam aquele espaço se predispuserem a tal, ficarão eles a funcionar como “bibliotecários”, sendo então dispensável o recurso à campainha.

A original “cabine de livros” funcionará, ao mesmo tempo, como uma espécie de “montra” da biblioteca instalada no edifício da sede da Junta de Freguesia, mesmo ali ao lado. “Se por acaso não encontrarem ali o que pretendem ler, podem sempre tentar a sede da Junta, onde, além disso, há também acesso gratuito à Internet”, disse ainda José Peixoto.

Sugerir correcção
Comentar