FINA impediu Lance Armstrong de participar numa prova de natação

A Federação Internacional de Natação (FINA) não admite a presença de atletas culpados por uso de doping nas suas competições.

Foto
Lance Armstrong foi considerado culpado de doping pela agência norte-americana Foto: Pascal Pavani/AFP

A Federação Internacional de Natação (FINA) está contra a participação do antigo ciclista Lance Armstrong numa prova de natação, tendo enviado um pedido à organização de um campeonato regional da modalidade nos Estados Unidos para barrar a sua presença.

De acordo com o comunicado da FINA, o organismo revela que tinha conhecimento que o ex-ciclista texano iria participar nos Masters South Central Zone, na cidade onde vive, Austin, este fim-de-semana.

O ciclista, de 41 anos, foi despojado das suas sete vitórias no Tour de França e banido da modalidade no ano passado, depois de um relatório da Agência Antidopagem Norte-Americana (USADA) referir que este tinha orquestrado o maior programa de doping na história do desporto.

Embora tenha sempre negado, durante os anos que competiu, ter recorrido ao doping, Lance Armstrong acabou por confessar que tomou substâncias interditas durante toda a sua carreira.

A organização dos campeonatos regionais de Austin afirmaram não ter nenhuma objecção por Armstrong participar na prova.

No entanto, a FINA salientou que o evento é uma competição nacional, que ficou sob a jurisdição da US Masters Swimming, filial do US Aquatic Sports, que representa o país na FINA.

Como tal, a FINA decide restringir qualquer atleta considerado culpado de doping nas suas competições.

Entretanto, a US Masters Swimming contactou o agente de Armstrong para dar conta da decisão da FINA e o próprio antigo ciclista decidiu retirar a sua inscrição para não criar problemas à organização.

Sugerir correcção
Comentar