Torne-se perito

A Guerra dos Tronos com um milhão de downloads em 24 horas

Terceira temporada estreia em Portugal na próxima semana
Foto
Terceira temporada estreia em Portugal na próxima semana DR

Foi a série mais pirateada de 2012 e, agora que a HBO estreou a terceira temporada, há mais uma marca a registar neste domínio: A Guerra dos Tronos foi para o ar nos EUA no domingo e nesse mesmo dia foi descarregada ilegalmente por mais de um milhão de utilizadores, um novo recorde.

No dia da estreia a série foi vista na televisão por 4,4 milhões de pessoas. No entanto, sem distribuição nos serviços de video on demand mais usados nos Estados Unidos, como o Hulu ou o Netflix, a dificuldade dos seus seguidores em assistir aos episódios faz com que esta seja pirateada em massa. No ano passado, 4 milhões fizeram um download ilegal de toda a série.

Os responsáveis da HBO estão a estudar alternativas, como cobrar uma taxa por um serviço de visualização no site do canal. Prometem novidades para breve, ainda que a situação se arraste já há uns meses. E isso não parece sequer ser um problema. George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série, acredita que o número de downloads é a prova de que A Guerra dos Tronos é muito procurada e isso joga a seu favor, dando-lhe publicidade.

Os números desta semana foram divulgados pelo site Torrent Freak, que faz regularmente esta análise. Além do milhão de downloads em apenas 24 horas, uma outra marca foi ultrapassada: na rede do BitTorrent registaram-se 160 mil computadores a disponibilizarem ao mesmo tempo o episódio.

A terceira temporada estreia em Portugal na próxima segunda-feira, dia 8, no Syfy, canal disponível na televisão por cabo. Aproveitando o sucesso da série, a HBO confirmou que A Guerra dos Tronos terá uma quarta temporada.
 

Sugerir correcção