Papa Francisco sublinha importância do papel das mulheres na Igreja

Catequese foi feita perante mais de 30 mil pessoas, dez mil das quais eram jovens.

Fotogaleria
O Papa circulou na Praça de São Pedro num jipe descoberto Reuters
Fotogaleria
Francisco falou directamente aos jovens e às mulheres AFP

O Papa Francisco destacou, esta quarta-feira, o papel das mulheres na transmissão da fé cristã, afirmando que elas foram "as primeiras" a acreditar na ressurreição, e pediu aos jovens "que usem" a esperança do Evangelho.

Ao retomar o ciclo das catequeses para o Ano da Fé – que a Igreja Católica celebra e que foi iniciado pelo antecessor Bento XVI –, Francisco afirmou que "as primeiras testemunhas da ressurreição [de Jesus] foram as mulheres".

"As mulheres tiveram um papel primordial, fundamental" na compreensão da fé e na história da Igreja, sublinhou. Perante o túmulo vazio, "os apóstolos e os discípulos não acreditavam [que Cristo tinha ressuscitado], mas as mulheres, sim", acrescentou.

"É um pouco a missão das mulheres, das mães, de passar este testemunho. Em frente com o testemunho!", disse num tom familiar, que o Papa gosta de usar, perante cerca de 30 mil pessoas que participaram na audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano.

Esta certeza da ressurreição "pode permitir viver, com mais confiança e coragem, as realidades quotidianas", acrescentou.

Em seguida, o Papa dirigiu-se aos mais jovens – cerca de dez mil eram de Milão: "Estão tantos jovens rapazes e raparigas nesta praça. Apoiem-se nesta certeza: o Senhor está vivo e caminha convosco! Vós estais ancorados nesta esperança! Segurem bem a corda e levem a esperança, o testemunho! Em frente, jovens, pois o mundo está um pouco envelhecido devido às guerras!".

Aplaudido por milhares de jovens e adolescentes, que se preparam para receber o sacramento da confirmação, o crisma, Francisco encorajou-os: "Queridos jovens, eu rezo para que a vossa fé seja forte como uma planta que dá bons frutos." E acrescentou: "Humildade, simplicidade, serviço, sigam a Sua voz [de Jesus]".

O Papa, à vontade e caloroso, deu um longo passeio pela Praça de São Pedro num jipe branco, descoberto, tendo parado várias vezes para beijar crianças, que lhe eram apresentadas.
 
 

Sugerir correcção
Comentar