Cont(Insta): contar histórias com o Instagram

Escritor português criou um tumblr que reúne micro-contos construídos a partir de fotos do Instagram

Foto
leahminium/?/pernillescheele

Assina com o pseudónimo “João Vanda Araújo” e não é um contista: é um “continsta”.

O autor do tumblr Cont(Insta) é escritor, tem obra publicada, mas prefere não revelar a sua identidade, neste projecto na blogosfera.

O conceito baseia-se no Instagram. “Sempre que observava as fotografias de utilizadores que sigo no Instagram, ficava a imaginar histórias por trás daquelas imagens. Comecei por escrever pequenos textos num documento onde colava essas fotografias. Foi então que me lembrei de criar o tumblr”, conta João Vanda Araújo, ao P3.

Foto
janske/catarinaipa/vagfrag

Interessa-se pelo romance e pela novela e, desde que ficou desempregado, no início do ano, tem mais tempo para se dedicar à escrita. O micro-conto nem era o género que mais interesse lhe despertava.

Foto
croyable/ruicartaxorod/anabeehappy

“Nunca tinha dado muita atenção ao micro-conto. Desde que comecei o blogue tenho estado mais atento ao género. É interessante, porque é um verdadeiro desafio escrever uma história em tão poucas palavras. É mais difícil do que parece. Como dizia Voltaire: ‘Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve’, explica.

Para João Vanda Araújo, o tumblr representa um exercício, através do qual experimenta estilos de escrita diferentes. Para além disso, desenvolve alguma agilidade na escrita, “que às vezes se perde quando se escreve romances longos”.

Além da escrita, também a fotografia o move. É utilizador do Instagram e considera que esta aplicação abriu portas a muitos amadores. “Permitiu a pessoas que não eram fotógrafas profissionais, nem sequer amadoras, encontrarem uma forma de se sentirem estimuladas criativamente e de fazerem coisas diferentes, que talvez nunca viessem a fazer se essa vontade não tivesse sido como que despertada por esse estímulo”.

Sugerir correcção
Comentar