Bill Gates dá 77 mil euros a quem inventar o preservativo do futuro

A instituição de Bill Gates irá premiar com cerca de 77 mil euros o inventor do novo preservativo que mantenha o prazer masculino e aumente a sua aceitação

Foto
Fundação Gates acredita que os preservativos sofreram pouca inovação nos últimos 50 anos Bazuki Muhammad/Reuters

A Fundação Bill e Melinda Gates está à procura do preservativo da nova geração e vai premiar com 100 mil dólares (cerca de 77.200 euros) o inventor do melhor produto.

O objectivo é que o preservativo mantenha o prazer masculino e que aumente as vendas, impulsionando o uso deste tipo de protecção. Segundo um comunicado da fundação, ainda existem muitos homens que admitem deixar o preservativo de lado nas relações sexuais porque a sua utilização reduz o prazer, aumentando, assim, o risco de doenças e gravidezes indesejadas. O criador da Microsoft pretende, assim, inovar e colocar o mundo da ciência e da tecnologia ao serviço da saúde e da prevenção.

De acordo com as regras do concurso, "a inspiração pode vir de qualquer pessoa", seja um empreendedor, investigador ou cientista. As propostas têm de mostrar um novo tipo de conceito do preservativo, que "facilite a sua utilização em homens e/ou mulheres". Uma das sugestões do próprio Bill Gates é que os candidatos consigam melhorar a constituição das embalagens ou o próprio design do produto.

Os interessados em participar no desafio devem aceder ao site Grand Challenges in Global Health Program. A iniciativa faz parte de uma acção mundial que pretende financiar programas virados para a melhoria da qualidade de vida de populações pobres, sendo que a instituição irá atribuir o prémio no âmbito do galardão Grand Challenges in Global Health Program.

Como se pode ler no site da fundação, "o pensamento não-ortodoxo é essencial para que se consiga superar os diversos desafios persistentes na saúde global".

Sugerir correcção
Comentar