Cargueiro que estava encalhado na Murtosa já foi retirado

Navio encalhou há cerca de dois meses na praia de Muranzel. Segue por mar para Lisboa, para ser reparado ou desmantelado.

Foto
O navio tinha seis tripulantes quando encalhou, cinco turcos e um azerbaijano Adriano Miranda/Arquivo

O navio Merle, que estava encalhado há cerca de dois meses na praia de Muranzel, na Murtosa, foi desencalhado às 2h05 desta terça-feira, para ser rebocado para uns estaleiros em Lisboa, informou a Marinha.

Em declarações à Lusa, o comandante do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, disse que a primeira tentativa de reflutuação do cargueiro foi um êxito. “A operação decorreu com sucesso e sem problemas”, afirmou o mesmo responsável.

Após ter sido retirado da praia, o navio foi alvo de uma vistoria e, neste momento, está a ser rebocado para Lisboa, onde deverá chegar nesta quarta-feira de manhã, para ser reparado ou desmantelado.

A operação de assistência marítima para a reflutuação do cargueiro Merle esteve a cargo da empresa holandesa Mammoet Salvage, especializada em salvamentos marinhos, e da Rebonave – Reboque e Assistência Naval. Os trabalhos começaram na passada sexta-feira com a remoção da areia que circundava o navio e a trasfega do combustível existente a bordo.

A operação, que contou com a colaboração dos Bombeiros Novos de Aveiro e da Polícia Marítima, envolveu cerca de 30 homens, dois rebocadores oceânicos, três retroescavadoras e seis veículos todo-o-terreno.

Continua entretanto a decorrer o inquérito para apurar as causas que levaram o cargueiro Merle a encalhar na praia de Muranzel. Depois de interrogar os tripulantes, a autoridade marítima está agora a analisar todos os dados que o navio possuía, nomeadamente as comunicações. O cargueiro, com bandeira das ilhas Cook, encalhou na manhã de 19 de Janeiro, a sul da praia da Torreira, quando seguia sem mercadoria com destino a Huelva, Espanha. Na altura do acidente, as condições marítimas eram muito adversas.

Os seis tripulantes do navio (cinco turcos e um cidadão do Azerbaijão) foram retirados pelos meios da Polícia Marítima a partir de terra e foram assistidos localmente pelo INEM, seguindo depois para o Hospital de Aveiro apenas para observação.

As autoridades avançaram de início que o incidente terá sido provocado pelo mau tempo que se fez sentir e pela entrada de água na casa das máquinas, o que fez com que o navio ficasse desgovernado e fosse encalhar no areal. 
 

Sugerir correcção
Comentar