Investigador português desenvolveu um carregador sem fios para carros eléctricos

Vasco Portugal criou um carregador que está instalado no pavimento: assim que o veículo é estacionado, há transmissão de corrente. Protótipo está exposto no MIT

Foto
O actual carregamento de carros eléctricos (como este da Fiat) é demorado e oferece pouca autonomia StevenLaurie/Flickr

O carregador é instalado no pavimento e, assim que se estaciona o carro eléctrico, há transferência automática de corrente para a bateria. Este é o conceito desenvolvido por Vasco Portugal, estudante de doutoramento de Sistemas Sustentáveis de Energia, ao abrigo do programa MIT Portugal, e por Jason Grao, estudante de Ciências da Computação, também no MIT. O protótipo estará na exposição “Wheels + Legs”, no MIT Media Lab, até 31 de Maio.

Inicialmente, Vasco Portugal estava a trabalhar no projecto “CityHome”, relacionado com tecnologia para casas. Porém, o projecto “CityCar” (desenvolvimento de um carro eléctrico) surgiu no seu caminho. “Em discussão com colegas, surgiu muitas vezes o tema do carregamento dos carros eléctricos. Demora demasiado tempo, os carros têm uma autonomia baixa e ainda não existem muitos postos de carregamento”, conta, ao P3, o investigador.

Dessas conversas, surgiu a ideia de desafiar Jason Grao para a criação de um sistema que revolucionasse o processo de carregamento dos carros eléctricos.

Foto
Vasco Portugal é investigador do programa MIT Portugal DR

Conforto, mobilidade e estética

A solução encontrada consiste num carregador que fica incrustado no passeio. Assim que o carro é estacionado, o contacto é feito de forma automática e há transmissão de corrente.

“O sistema de estacionamento automático é, cada vez mais, uma realidade de todos os automóveis, pelo que faz sentido que seja o carro a fazer o contacto com o carregador e não o contrário. O fluxo de energia é feito de forma bidireccional. O carro pode estar a receber energia da rede, mas se a rede estiver a atravessar uma fase de pico de consumo, as baterias dos carros podem também servir de ‘back-up’”, explica Vasco Portugal.

Entre as vantagens deste sistema, o investigador destaca o facto de não se ocupar espaço nos passeios, o que se traduz, na sua opinião, em ganhos de mobilidade e de estética. “Mais cedo ou mais tarde, os carros eléctricos vão passar a ser uma certeza. O sistema de carregamento não pode passar por carregadores junto das grandes superfícies comerciais e auto-estradas, como as actuais bombas de gasolina. As especificidades de um sistema de carregamento eléctrico vão obrigar a uma maior disseminação de carregadores”, acrescenta.

Todo o processo foi financiado pelo MIT e a próxima fase passa por fazer a transição da investigação para a comercialização.”Queremos desenvolver um novo protótipo, mais próximo de um produto comercializável”, garante Vasco Portugal.

A participação em concursos de empreendedorismo e inovação está nos planos do investigador. “Já temos alguns em mente, dois deles em Portugal. Sei que as condições não são as mais fáceis, mas acreditamos nas nossas capacidades”, afirma.

Sugerir correcção
Comentar