PINKO
Foto
PINKO

Tribalismo africano inspira colecção de moda ética

"Pinko Bag for Ethiopia" é nome da colecção de carteiras criada pela designer Marina Spadafora. O conceito é inspirado em pinturas corporais de seis tribos do Sul da Etiópia

É em Adis Adeba, capital da Etiópia, que uma equipa inteiramente feminina produz a nova colecção de carteiras de Marina Spadafora e da marca Pinko.

Para além de feitas a partir de algodão africano, as carteiras reproduzem pinturas corporais inspiradas na tradição de seis das tribos nómadas e semi-nómadas do Vale do Omo, região do sul da Etiópia e Património Mundial da UNESCO.

Além de designer, Marina Spadafora é embaixadora da ética na moda em Itália, um dos motivos pelas quais integra o projecto. A linha de moda tribal inclui ainda o Fashion for Development (F4D), um projecto de consciencialização humanitária que promove o crescimento económico e a independência de países subdesenvolvidos, através da produção têxtil.

A trabalhar nesta linha de moda de inspiração tribal estão cerca de 100 mulheres, na tentativa de autonomizar as mulheres etíopes e de incutir um novo sentido de respeito entre as comunidades africanas. Pinko Bag for Ethiopia é mais um exemplo de ideal de moda que transcende propósitos comerciais.