PSA Sines avança com última fase da expansão do Terminal XXI do Porto de Sines

Obra deverá terminar, no máximo, no início de 2014.

Miguel Manso
Foto
Miguel Manso

Esta última fase de ampliação do terminal de contentores, divulgou nesta quarta-feira à agência Lusa a empresa, contempla “a construção de mais 210 metros de cais” para perfazer “um total de 940 metros”.

Além disso, esclareceu a PSA Sines, a empreitada engloba ainda o aumento do parque de contentores em aterro em “mais 10 hectares”.

A obra deverá ter início “no último trimestre deste ano ou o mais tardar no início de 2014”, revelou ainda à Lusa a concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines.

O concurso público relativo a esta última fase de expansão do terminal já foi publicado em Diário da República.

O anúncio estabelece que os interessados em concorrer à obra, com um valor estimado de 35 a 40 milhões de euros (sem IVA), têm de entregar as suas propostas no prazo de 30 dias.

A empreitada, pode ler-se, tem um prazo de execução de 300 dias, a contar da data de celebração do contrato, que será atribuído à proposta “mais vantajosa segundo critério a publicar oportunamente”.

Após esta última fase de expansão, o terminal de contentores do porto alentejano vai ter condições para movimentar um total de 1,5 milhões de TEU (valor que mede a capacidade de carga contentorizada) por ano.

O contrato de concessão do Terminal XXI foi celebrado em Setembro de 1999, entre a Administração do Porto de Sines e a PSA Sines (cuja empresa mãe é a Port of Singapore Authority), por um período de trinta anos, tendo a infra-estrutura iniciado a actividade em 2004.

No mês passado, o Porto de Sines anunciou que Janeiro foi o melhor mês de sempre na movimentação de contentores, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012.

Segundo um comunicado do Porto de Sines, em Janeiro foram transportados um total de 66.359 TEU.