PSA Sines avança com última fase da expansão do Terminal XXI do Porto de Sines

Obra deverá terminar, no máximo, no início de 2014.

Foto
Miguel Manso

A concessionária do terminal de contentores do Porto de Sines, a PSA Sines, vai avançar com o desenvolvimento da última fase de expansão do Terminal XXI, tendo já lançado o respectivo concurso público.

Esta última fase de ampliação do terminal de contentores, divulgou nesta quarta-feira à agência Lusa a empresa, contempla “a construção de mais 210 metros de cais” para perfazer “um total de 940 metros”.

Além disso, esclareceu a PSA Sines, a empreitada engloba ainda o aumento do parque de contentores em aterro em “mais 10 hectares”.

A obra deverá ter início “no último trimestre deste ano ou o mais tardar no início de 2014”, revelou ainda à Lusa a concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines.

O concurso público relativo a esta última fase de expansão do terminal já foi publicado em Diário da República.

O anúncio estabelece que os interessados em concorrer à obra, com um valor estimado de 35 a 40 milhões de euros (sem IVA), têm de entregar as suas propostas no prazo de 30 dias.

A empreitada, pode ler-se, tem um prazo de execução de 300 dias, a contar da data de celebração do contrato, que será atribuído à proposta “mais vantajosa segundo critério a publicar oportunamente”.

Após esta última fase de expansão, o terminal de contentores do porto alentejano vai ter condições para movimentar um total de 1,5 milhões de TEU (valor que mede a capacidade de carga contentorizada) por ano.

O contrato de concessão do Terminal XXI foi celebrado em Setembro de 1999, entre a Administração do Porto de Sines e a PSA Sines (cuja empresa mãe é a Port of Singapore Authority), por um período de trinta anos, tendo a infra-estrutura iniciado a actividade em 2004.

No mês passado, o Porto de Sines anunciou que Janeiro foi o melhor mês de sempre na movimentação de contentores, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012.

Segundo um comunicado do Porto de Sines, em Janeiro foram transportados um total de 66.359 TEU.

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar