Enfermeiros ganham mais no sector público do que no privado, ao contrário dos médicos

Estudo encomendado pelo Governo.

Foto
Serviços disponibilizados pelas plataformas ainda se concentram nos grandes centros urbanos Foto: Fábio Teixeira

Os enfermeiros ganham mais no sector público do que no sector privado, enquanto os médicos ganham menos no público do que no privado, conclui o estudo encomendado pelo Ministério das Finanças à Mercer.

De acordo com um estudo encomendado pelo Ministério das Finanças à consultora Mercer, e a que a agência Lusa teve acesso, o salário médio mensal dos enfermeiros é de 1360 euros na função pública, enquanto no sector privado é de 1195 euros. A diferença atenua-se comparando o ganho médio mensal, que é de 1625 euros para os enfermeiros do sector público e de 1515 euros para os do sector privado.

O estudo da Mercer revela ainda que os médicos do sector público têm um salário médio de 3160 euros enquanto os do público ganham 3350 euros. O ganho médio mensal dos médicos do público é de 4010 euros e o dos médicos do privado é de 4220 euros.

A análise comparativa de remunerações entre a função pública e o sector privado foi enviado nesta segunda-feira pelo Ministério das Finanças aos sindicatos do sector, com quem se reúne quarta-feira.
 

Sugerir correcção
Comentar