Aluno de 19 anos ganha prémio da Sociedade Portuguesa de Filosofia

José Gusmão Rodrigues, vencedor do prémio no valor de 3500 euros, prentende emigrar. "O futuro do país é incerto", diz o estudante de filosofia

Foto
José Gusmão Rodrigues quer especializar-se em filosofia da mente DR

José Gusmão Rodrigues, um estudante de 19 anos, venceu o prémio de ensaio filosófico da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF). O galardão, no valor de 3500 euros, vai ser entregue ao aluno do curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no próximo dia 6 de Setembro de 2013. 

O jovem não tenciona ficar em Portugal. "O futuro do país é incerto e, se ficar, não vou conseguir trabalhar na área de que mais gosto", conta José Rodrigues ao P3. Por isso, ter ganho o prémio foi "uma grande ajuda" para concretizar o seu sonho de ir estudar para o estrangeiro. Como destino o estudante aponta Inglaterra ou Estados Unidos, uma vez que a pesquisa em filosofia é mais forte nesses países.

O estudante conquistou o prémio da Sociedade Portuguesa de Filosofia com um ensaio que respondia à seguinte questão filosófica, colocada este ano a concurso pela instiuição: "O relativismo acerca da verdade refuta-se a si mesmo?"

Estudar a filosofia da mente

A filosofia da mente é o tema sobre o qual José Rodrigues pretende se debruçar no futuro. De acordo com o próprio, “é uma área muito interessante porque está em contacto com a ciência cognitiva e ajuda-nos a perceber como nos entendemos uns aos outros”.

Quando tinha 13 anos, José percebeu que a filosofia era a disciplina a que queria se dedicar — e essa descoberta aconteceu por acaso. “Estava na internet e encontrei umas obras. Uma delas chamava-se “Programas da Filosofia” que, não sei o porquê, despertou a minha atenção”, afirma.

Seguidor de Colin Mcginn, filósofo contemporâneo, José é um “viciado” em séries televisivas, gosta de rock e tem um gosto particular pela literatura de ficção científica. “Há muitas pessoas que gostam de música, de futebol, de dança... eu gosto de filosofia. É uma paixão possível no meio de tantas outras”, explica.

Esta não é a primeira vez que José Rodrigues é distinguido com um prémio. Em 2011, ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia, realizadas em Viena.

Sugerir correcção
Comentar