Polícia identifica jovens no bairro da Bela Vista em Setúbal

Jovens foram identificados ao início da noite de domingo mas a situação voltou a acalmar e não se registaram desacatos durante a madrugada. Reforço policial continua.

Foto
Miguel Madeira

A PSP identificou na noite de domingo vários grupos de jovens, depois de mais três contentores do lixo terem sido incendiados no bairro da Bela Vista, em Setúbal, disse à Lusa fonte da corporação.

Nesta segunda-feira o Ministério da Administração Interna vai também receber os responsáveis autárquicos desta zona, que há anos pedem mais agentes e, principalmente, “policiamento de proximidade”.

Um jornalista da Lusa testemunhou que, na Avenida da Bela Vista e na Avenida Bento de Jesus Caraça, várias equipas de intervenção rápida da PSP imobilizaram e identificaram alguns grupos de jovens por suspeitas de terem praticado distúrbios ou de se estarem a preparar para o fazer.

Apesar das acções policiais em curso no final do dia de domingo, a situação manteve-se depois tranquila no bairro durante o resto da noite, sem nenhum incidente a registar-se, disse ao PÚBLICO já na manhã desta segunda-feira o subcomissário da PSP José Pinto.

No sábado à noite o bairro da Bela Vista tinha sido palco de grandes distúrbios com incêndios em caixotes e agressões aos elementos da PSP no local, horas depois de um jovem de 18 anos que seguia numa mota sem capacete ter morrido durante uma perseguição policial.

No domingo a Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou ter disparado duas balas de borracha para “intimidação” do jovem que viria a morrer. Segundo a nota do Comando Distrital de Setúbal da PSP, no sábado, às 16h25, “na freguesia de S. Sebastião, em Setúbal, no decurso de uma intervenção policial que envolveu uma perseguição a um cidadão que desrespeitou a sinalização semafórica e a subsequente ordem de paragem dos elementos policiais, há a lamentar o despiste do mesmo que veio a culminar com seu falecimento no local”.

A PSP adiantou, na mesma nota, que “foram efectuados dois disparos de intimidação, com arma shot gun com munição não letal”. O subcomissário David Vieira esclareceu na altura ao PÚBLICO que nestes casos os disparos não são feitos contra a pessoa em fuga mas sim para o ar. A PSP encaminhou o caso para o Ministério Público e para a Inspecção-Geral da Administração Interna, que vão dar continuidade às averiguações.

Fonte da PSP de Setúbal tinha garantido no sábado que os agentes tinham feito os disparos com balas de borracha que não chegaram a atingir o jovem e disseram que este morreu na sequência do embate numa caixa da EDP, na zona das Manteigadas. O adolescente não parou numa operação STOP, seguiu-se uma perseguição policial com os agentes a dispararem “dois tiros para o ar”, segundo a SIC, e “vários tiros sobre o veículo”, segundo a TVI. Moradores disseram à TVI que o jovem foi atingido por balas da polícia, algo que contraria a versão agora apresentada pela PSP.

Logo no local onde o jovem morreu, vários populares insurgiram-se contra a polícia, acusando os agentes de terem assassinado o motociclista. O caso rapidamente ganhou expressão no bairro e, depois de terem tido conhecimento do incidente, vários grupos de jovens incendiaram caixotes do lixo na noite de sábado, mas desde essa altura que a situação tem estado controlada, com reforço policial na Bela Vista.

O Bairro da Bela Vista foi palco, há alguns anos, de incidentes do género. Em Maio de 2009, um jovem ali residente morreu em Alvor, no Algarve, na sequência de um disparo da polícia que o havia surpreendido a cometer um roubo. O resultado deste incidente foram três dias de confrontos, com caixotes incendiados, pedras e troca de tiros e um ambiente de tensão que demorou a dissipar-se.

Sugerir correcção
Comentar