Por vocação ou desgosto de amor, Francisco soube cedo qual era a sua missão

Jorge Mario Bergoglio só foi ordenado sacerdote aos 32 anos, mas a sua vocação religiosa começou cedo. Ainda criança tomou uma decisão que levou a que terminasse o namoro com uma menina do seu bairro.

Bergoglio durante uma missa em memória das 194 pessoas que morreram num incêndio numa discoteca em 2005
Fotogaleria
Bergoglio durante uma missa em memória das 194 pessoas que morreram num incêndio numa discoteca em 2005 Juan Mabromata/AFP
Bergoglio, segundo a contar da esquerda, com a sua família
Fotogaleria
Bergoglio, segundo a contar da esquerda, com a sua família Cortesia de Sergio Rubin/AFP
O jovem (à dta.) com colegas de escola
Fotogaleria
O jovem (à dta.) com colegas de escola Cortesia de Sergio Rubin/AFP
Foto do sacerdote em 1973
Fotogaleria
Foto do sacerdote em 1973 Cortesia de Sergio Rubin/AFP
Bergoglio na sua primeira benção na Praça de São Pedro
Fotogaleria
Bergoglio na sua primeira benção na Praça de São Pedro Cortesia de Sergio Rubin/AFP

Amalia diz que foi por sua causa que Jorge Mario Bergoglio decidiu, aos 12 anos, ir para o sacerdócio. Ela, agora com 76 anos, acredita que ele, agora Papa Francisco, decidiu seguir o caminho religioso depois de ter recebido um “não” a um pedido de casamento feito no Bairro de Flores, na Argentina, onde moravam. Não é certo que tenha sido assim que tudo se passou. O certo é que Bergoglio terá amadurecido durante anos a decisão de ser sacerdote. Aos 21 anos entrou num seminário, mas só dias antes de completar 33 anos foi ordenado.

No dia seguinte à eleição de Bergoglio, de 76 anos, como Papa, surgiu nos jornais argentinos uma das muitas pessoas junto de quem se procura saber mais pormenores sobre quem foi e é Francisco. Em quase todos eles aparece Amalia, uma mulher que diz ter tido como primeiro namorado o agora sumo pontífice.

O amor de infância, condenado à partida por os pais de Amalia não aprovarem a relação, terá chegado ao fim quando inocentemente o jovem Jorge terá pedido a sua namorada em casamento. Recebido um “não” como resposta, Jorge tomou a decisão que iria mudar a sua vida. “Se não me caso contigo, vou tornar-me padre”, terá dito de forma convincente segundo Amalia. Depois deste dia, Jorge ainda terá enviado uma carta a Amalia, a que ela nunca respondeu. “Tinha-me desenhado uma casa, com um telhado vermelho, sob a qual escreveu: ‘Esta é a casa que te vou comprar quando nos casarmos'”, lembra como se fosse hoje.

A veracidade da história só pode ser agora confirmada pelo próprio Jorge, mas é improvável que este venha a comentar o alegado amor de infância. Sergio Rubin, jornalista do jornal argentino Clarín e biógrafo autorizado de Bergoglio, escreve nesta quinta-feira um texto naquele diário onde descreve os primeiros momentos em que o então jovem começou a alimentar a ideia de que a Igreja seria o seu caminho. O jornalista refere uma namorada de Bergoglio, sem a identificar e avançar mais pormenores sobre o relacionamento. Certo, segundo o biógrafo, é que tudo começou num dia de Primavera, num ano não indicado, quando Bergoglio passeava com a namorada.

Durante o passeio, o jovem Jorge decidiu ir até à paróquia de San José de Flores. Queria confessar-se e as palavras que ouviu do padre que o recebeu agitaram-no. Foi a partir desse momento que o caminho religioso passou a ser a sua missão e os passos que iria dar levá-lo-iam até ao dia 13 de Março de 2013, dia em que foi eleito Papa, o primeiro da América do Sul.

O seu objectivo foi mantido em segredo e o único sinal de que Bergoglio estaria mudado foi ter terminado o namoro com a namorada, escreve Rubin.

Ninguém sabia que o jovem, que acabaria por se formar como engenheiro químico, tinha já decidido alimentar aquela que considerava ser a sua vocação. “Fiel ao seu estilo reservado, esperou anos para anunciar a sua decisão à família. O seu pai congratulou-se. A sua mãe, por outro lado, detestou a ideia”, escreve Sergio Rubin. A decisão tardia de entrar para um seminário é explicada pelo jornalista com o desejo de Bergoglio de se “relacionar com o mundo profano antes de abraçar a vida religiosa”.

Durante essa experiência, e enquanto trabalhava num laboratório, foi influenciado pela sua chefe, uma simpatizante dos ideais comunistas que lhe passou o entusiasmo pela política. “É certo que lia a publicação do Partido Comunista, mas nunca o fui”, sublinhou Bergoglio numa entrevista ao seu biógrafo. Houve ainda uma doença pulmonar que o debilitou ao ponto de se recear que não sobrevivesse, chegando a perder um dos pulmões. Este é um dos momentos mais marcantes da vida do Papa. O apoio espiritual que recebeu de uma freira foi o único consolo que o ajudou, isso e uma frase que esta lhe disse e que Bergoglio repetiu a Sergio Rubin: “Com a tua dor estás a imitar Jesus.”

Aos 21 anos, já recuperado, o argentino entra para o seminário de Villa Devoto, sabendo que o fazia sem a aprovação da mãe, que durante os primeiros anos não visitou o filho seminarista. Esse apoio só chegou mais tarde. Em 1969, então com quase 33 anos, foi finalmente ordenado sacerdote e dedicou-se aos estudos teológicos.
 

Sugerir correcção
Comentar