Putin acompanha as investigações do ataque ao director do Bolshoi

O Presidente não considera que este incidente prejudique a reputação do teatro.

Foto
Vladimir Putin AFP

O porta-voz de Vladimir Putin declarou na quarta-feira, na sequência da publicação de uma carta aberta dirigida a Putin, que o Presidente tem acompanhado a investigação do ataque contra o director artístico do Bolshoi e que não considera que o incidente prejudique a reputação do teatro. “Putin seguiu o inquérito como toda a gente (…) mas não é da competência do Presidente inquirir, pertence às forças de ordem”, declarou Dmitri Peskov, citado pelas agências russas.

Mais de 300 artistas do Bolshoi enviaram, na terça-feira, uma carta dirigida ao presidente, Vladimir Putin, exigindo a abertura de um "inquérito imparcial" que determinasse as “causas que levaram a esta tragédia” e denunciando a acusação precipitada de um dos solistas do teatro, lê-se no comunicado, citado pela agência AFP.

O bailarino Pavel Dmitritchenko, 29 anos, encontra-se detido desde a semana passada, após ter sido considerado culpado do ataque de 17 de Janeiro ao director artístico do Teatro Bolshoi, Sergei Filin. Dmitritchenko arrisca-se a uma condenação de 12 anos de prisão.

Reagindo a essa carta, a polícia de Moscovo sugeriu aos artistas do Bolshoi que apresentassem provas concretas a fim de concretizar o apoio ao seu colega. “Nós prestamos atenção à opinião do mundo da cultura. Se nos comunicarem factos que comprovem que uma das pessoas acusadas não está implicada no crime, iremos verificar essas provas”, declarou Maxime Vanitchkine, director-adjunto da polícia criminal de Moscovo, citado pela agência Interfax.  Contudo, sublinhou que até ao momento, os investigadores ainda não tinham recebido informações desse tipo.

Com queimaduras de terceiro grau, Sergei Filin encontra-se, actualmente, a receber tratamentos na Alemanha, após ter sido submetido a intervenções cirúrgicas no rosto, ainda em território russo.
 
 

Sugerir correcção
Comentar