Reacções à eleição de Francisco : “Um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós”

Francisco foi eleito Papa nesta quarta-feira. O argentino, de 76 anos, é o primeiro Sumo Pontífice latino-americano, o primeiro jesuíta a chegar ao mais alto cargo da Igreja Católica e o primeiro Papa a ser anunciado através das redes sociais. Foi também desta forma que surgiram as primeiras reacções à sua eleição.

Foto
GABRIEL BOUYS/AFP

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos: O novo Papa é um “defensor dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós”. “Como primeiro Papa das Américas, a sua eleição também traduz a força e vitalidade de uma região que cada vez mais molda o nosso mundo, e ao lado de milhões de latino-americanos nós aqui, nos Estados Unidos, partilhamos a alegria deste dia histórico”.

Angela Merkel, chanceler alemã: “Além do cristianismo católico, muito esperem dele uma orientação, não apenas em questões ligadas à fé, mas também as que dizem respeito à paz, à justiça e à salvaguarda da criação”. “Saúdo particularmente o facto de, para os católicos da América do Sul, um dos seus ter sido pela primeira vez chamado à liderança da Igreja Católica”. “Desejo ao Papa Francisco saúde e força”.

David Cameron, primeiro-ministro britânico, no Twitter:  “Um dia importante para 1200 milhões de católicos em todo mundo com a sua Santidade o Papa Francisco a ser apontado como o 266º bispo de Roma”.

Mariano Rajoy, presidente do Governo espanhol: “Nesta privilegiada e histórica ocasião em que a Igreja se faz mais universal que nunca, manifesto a disposição do meu Governo para manter e, se possível, reforçar, as especiais relações entre a Santa Sé e Espanha, sobre a base dos profundos valores que partilhamos: a vida, a dignidade humana, a liberdade, a paz e a justiça”. “Estou convencido de que o Vosso Ministério Apostólico e a Vossa guia da Igreja contribuirão de maneira decisiva para um mundo melhor, em benefício da convivência entre todas as nações e crenças religiosas”.

Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia: “Recebemos o Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano”.

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia: Que Francisco tenha “um abençoado e longo Pontificado”. O novo Papa “irá continuar com determinação e força o trabalho dos seus predecessores na aproximação entre os povos do mundo e as religiões”.

Rafael Correa, Presidente do Equador, no Twitter: “Temos um Papa latino-americano! Vivemos momentos históricos sem precedentes! Que viva Francisco!!”.

Nicolás Maduro, Presidente interino da Venezuela
Para Nicolás Maduro, Presidente em exercício da Venezuela, o falecido Presidente Hugo Chávez terá tido alguma influência na eleição de um Papa argentino. “Nós sabemos que o nosso comandante subiu até às alturas, que está em frente de Cristo. Alguma coisa influenciou para que tenha sido escolhido um Papa sul-americano, alguma mão nova chegou a Cristo e lhe disse: chegou a hora da América do Sul. Assim nos parece”, disse Maduro em declarações transmitidas pela televisão oficial venezuelana.

 

 

 

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar