Neve e gelo ainda desestabilizam Norte e Centro da Europa
Nos últimos dias, a neve desestabilizou os transportes em França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Holanda. As ligações vão sendo retomadas lentamente mas longe ainda da normalidade.
Para já, apenas as ligações ferroviárias estão a começar a cumprir horários. Em França, os comboios de alta velocidade Thalys, que ligam Paris à Bélgica, Holanda e Alemanha, e os Eurostar, com destino ao Reino Unido, voltaram a circular depois de na terça-feira terem estado suspensos devido à queda de neve.
A interrupção levou a que a companhia de caminhos de ferro francesa SNCF fosse obrigada a arranjar alojamento em hotéis ou carruagens cama para perto de mil dos seus passageiros que ficaram sem transporte. A SNCF avançou em comunicado que, nas últimas 24 horas, dez mil dos seus trabalhadores participaram em operações de limpeza de neve nas linhas para que o serviço fosse retomado.
O Exército francês foi chamado a ajudar a restabelecer o abastecimento de electricidade em mais de 80 mil casas, que desde terça-feira não têm acesso a energia.
Ainda em França, os aeroportos parisienses de Roissy-Charles-de-Gaulle e Orly continuam a registar atrasos com uma média de duas horas mas, durante a manhã desta quarta-feira, nenhum voo foi cancelado ao contrário do dia anterior, indica a agência AFP.
A neve ainda está bem presente e o gelo está a provocar dificuldades aos automobilistas, nomeadamente na região Norte, onde o mau tempo levou ao encerramento de várias escolas devido aos acessos cortados. As autoridades emitiram mesmo um alerta sobre a presença de gelo nas vias e pediram cuidados redobrados aos condutores. Em algumas regiões do país, a neve bloqueia há mais de 24 horas centenas de carros em estradas, estando previsto que até ao final do dia estes sejam retirados com a ajuda de equipas mobilizadas para o efeito.
Na Alemanha, a queda de neve continua a afectar principalmente o aeroporto de Frankfurt, o terceiro mais movimentado da Europa, com a anulação de mais de uma centena de voos. A direcção do aeródromo admite que até ao final do dia a situação fique normalizada, estando todas pistas já abertas mas com atrasos ainda a registarem-se. Na terça-feira, mais de 800 voos dos cerca de 1200 previstos para o dia foram cancelados no aeroporto de Frankfurt, levando a que centenas de passageiros tivessem que pernoitar em camas improvisadas nas salas de espera.
No Reino Unido, o frio e a neve estão a provocar mais perturbações, principalmente em Inglaterra. Junto à entrada do túnel do Canal da Mancha existem longas filas de carros e camiões de mercadorias a aguardar uma ligação para França.
Na Bélgica, os transportes públicos estão lentamente a retomar a normalidade dos serviços, com atrasos a verificarem-se ainda nas ligações devido às velocidades reduzidas aconselhadas pelas autoridades. Nas auto-estradas belgas, o gelo é o principal inimigo dos condutores com enormes filas de trânsito a registarem-se pelo segundo dia consecutivo.