Agência de emprego alemã recruta na Futurália

A sexta edição da Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa decorre entre os dias 13 e 16 de Março

Foto
Reuteurs

Durante três dias, a Futurália vai voltar a unir os mais jovens e os profissionais já activos no mercado de trabalho em torno da importância da formação e da educação. O evento vai receber cerca de 400 expositores nacionais e internacionais, representando diversas empresas e instituições com vocação formativa. 

“Vamos contar com a agência de emprego alemã [a instituição homóloga do Instituto do Emprego e Formação Profissional], que vem receber candidaturas, recrutando jovens entre os 18 e os 35 anos, para um emprego no estrangeiro, ou emprego e formação, na perspectiva da formação dual”, disse à Lusa Alzira Ferreira, a gestora da Futurália, que, este ano, entre 13 e 16 de Março, terá a sua 6.ª edição.

Sublinhando que a Futurália “não é uma feira de emprego”, Alzira Ferreira revelou no entanto que a agência alemã se junta ao próprio IEFP, presente nesta edição para apresentar “ferramentas e apoios aos jovens desempregados, licenciados e não licenciados”, e a uma outra agência de recrutamento, que já tinha marcado presença na edição de 2012.

“Foram alguns dos contactos que tivemos de forma a que, a montante, possamos responder às exigência de uma Futurália realizada em época de crise”, disse.

Do ponto de vista dos mais jovens, sobretudo daqueles que estão agora a concluir o seu percurso no ensino secundário, o evento vai centrar-se no empreendedorismo, reforçando aquela que já foi uma aposta em 2012.

Depois de na sua última edição a Futurália ter contado com a apresentação de cerca de 50 projectos inovadores com origem nas escolas secundárias, dos quais resultou inclusive um registo de patente, para 2013 a organização da feira tem 10 escolas secundárias e instituições do ensino superior inscritas para apresentar as suas inovações, sendo que cada escola ou universidade pode apresentar mais do que um projecto.

De acordo com Alzira Ferreira, “este evento, nestes dias, faz mais sentido do que nunca”. Sendo a Futurália a maior feira nacional no âmbito da educação e da formação, o objectivo principal “é de gerir todas as componentes fundamentais para que os recursos de amanha possam estar preparados, qualificados e actualizados com as realidades actuais”, disse ainda, ao P3.

 

Programas internacionais de intercâmbio académico, estágios, empregos (nacionais e internacionais), cursos profissionais e cursos superiores, voltam a destacar-se nesta edição do evento. A Futurália tem ainda um dia dedicado aos pais (16 de Março),  para estes terem acesso ao maior número de informações sobre possibilidades formativas dos seus filhos.

São esperados 53 mil visitantes

A Futurália pretende ainda impulsionar o empreendedorismo jovem promovendo o contacto entre os alunos e os jovens empresários empreendedores à frente de "startups" de sucesso e reconhecidas internacionalmente, em áreas como a criação de "software", a indústria farmacêutica ou tecnologia. Apesar de o objectivo da feira ser também promover uma ligação das ofertas de educação e formação ao mercado de trabalho, Alzira Ferreira revelou que notou “alguma contração” em relação ano passado quanto à presença de escolas profissionais e outros sectores de formação profissional.

Em sentido contrário, a Futurália de 2013 terá mais universidades e instituições do ensino superior presentes, sendo que o crescimento é ainda mais visível no que diz respeito às instituições estrangeiras, que serão 25, com ofertas de mestrados, pós-graduações, entre outras. No total, vão estar presentes cerca de 400 entidades, um número muito semelhante ao registado em 2012.

Até sexta-feira passada, só em visitas de estudo programadas, a Futurália tinha já inscritos 18 mil alunos participantes, um número próximo dos 21 mil que visitaram o certame na edição anterior. De quarta-feira a sábado, entre estudantes e público em geral, a organização da Futurália espera receber na Feira Internacional de Lisboa, pelo menos, os mesmos 53 mil visitantes que estiveram no evento em 2012. 

Sugerir correcção
Comentar