Desemprego em Portugal é o terceiro mais elevado da OCDE

Em 34 países, Grécia, Espanha e Portugal são os que registam mais desempregados.

Foto
Jovens portugueses estão entre os mais afectados pelo desemprego. Paulo Pimenta (arquivo)

Portugal continua a ser o terceiro país da OCDE com uma taxa de desemprego mais elevada. Em Janeiro chegou aos 17,6%. O desemprego jovem foi o quarto mais elevado da organização, atingindo os 38,6%.

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que em Janeiro a taxa de desemprego nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) chegou a 8,1%, ligeiramente acima dos 8% apurados no final de 2012. No conjunto da organização, o desemprego afectava 48,8 milhões de pessoas, mais cinco milhões do que em Dezembro.

Portugal aparece em terceiro lugar. Numa situação pior do que Portugal só a Grécia e a Espanha. No país vizinho, o desemprego chegou aos 26,6% em Janeiro (em Dezembro era de 26,1%). Na Grécia, os últimos dados disponíveis dizem respeito ao mês de Novembro, altura em que a taxa de desemprego estava nos 27%.

Num comunicado divulgado nesta terça-feira, a OCDE realça que a taxa de desemprego entre os jovens chegou aos 16,7%, continuando acima dos níveis anteriores ao início da crise económica e financeira. Em Janeiro, nota a organização, “a taxa de desemprego jovem era mais de duas vezes superior à taxa apurada para o conjunto da população em idade de trabalhar”. 

Na Zona Euro atingiu o pico de 24,2%. Em Itália, Portugal, Eslováquia mais de um em cada três jovens estava sem emprego. Enquanto na Grécia e em Espanha o desemprego afectava mais de um em cada dois jovens dos 15 aos 24 anos.

Os dados agora divulgados para Portugal estão em linha com os números divulgados pelo Eurostat, que em Janeiro dava conta de uma taxa de desemprego de 17,6%, superando as mais recentes previsões da Comissão Europeia, que apontam para 17,3% no final de 2013.

Sugerir correcção
Comentar