Mafalda Paiva vai ter um escaravelho "nazi" em Veneza

A artista vai ter duas ilustrações expostas no pavilhão da Eslovénia que ilustram um escaravelho cego. “Desenhei uma carapaça de guerra e cores mais fortes, utilizadas nas fardas dos SS"

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Mafalda Paiva foi convidada pela artista eslovena Jasmina Cibic, responsável pelo pavilhão da Eslovénia na 55ª edição da Bienal de Veneza de 2013 a expor duas ilustrações científicas de um escaravelho esloveno cego.

A ilustração científica é a arte de representar, através de pinturas, seres ou paisagens da natureza com algum rigor científico. Para Mafalda, 38 anos, “a parte criativa e artística é muito importante” neste tipo de obras.

O tema da exposição de Veneza é um escaravelho cego, o "anophtalmos hitleri", “que só existe em grutas da Eslovénia e que recebeu o nome de “hitleri” por ter sido baptizado por um biólogo simpatizante dos nazis nos anos 30”, contou Mafalda ao P3. Jasmina Cibic só impôs uma condição: Os 40 artistas de todo o mundo convidados a expor na sua mostra, chamada “For our Economy and Culture”, não podiam consultar imagens do escaravelho antes de entregar os trabalhos.

Foto
Mafalda Paiva DR

“Não foi fácil respeitar o pedido da Jasmina”, explicou a ilustradora. Mafalda já tinha desenhado escaravelhos, por isso já estava familiarizada com as componentes do animal. O grande desafio era apoiar-se apenas na imaginação e criatividade, de forma a honrar o pedido da pintora eslovena. Depois de ter consultado imagens de outros escaravelhos cegos, Mafalda usou algumas características dos nazis e da guerra para criar o seu anophtalmos hitleri: “Tentei desenhar uma carapaça de guerra e cores mais fortes, utilizadas nas fardas dos SS”.

Surgiu assim um escaravelho cego que só existia na mente da pintora portuguesa, mas que a deixou “muito satisfeita, apesar de não ter nada que ver com o animal real”, revelou.

Mafalda Paiva já tinha tido trabalhos expostos em Nova Iorque, no ano passado. As ilustrações do anophtalmos hitleri foram feitas em Agosto de 2012, para uma intervenção artística de Jasmina Cibic intitulada "anophthalmos hitler situation", que esteve patente na Capital Europeia da Cultura 2012 em Maribor.

As ilustrações do escarevelho vão estar num papel de parede do pavilhão, que está a ser extinto apenas pela conotação negativa que o seu nome carrega e que, de acordo com o sistema taxonómico de Lineu, não pode ser alterado.

Mafalda Paiva, formada em Design de Espaços Públicos e com Mestrado em Ilustração Científica, vai ter as suas obras expostas em Veneza de 1 de Junho até 24 de Novembro de 2013.

Sugerir correcção
Comentar