Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli homenageiam Fernando Pessoa na FLIP em Paraty

Festa Literária Internacional realiza-se em Julho e terá uma mesa dedicada ao poeta português.

Foto
Fernando Pessoa

Fernando Pessoa será tema de uma das mesas da 11.ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que decorrerá de 3 a 7 de Julho, e juntará no palco daquele que é o mais importante festival literário do Brasil a cantora Maria Bethânia e a professora emérita Cleonice Berardinelli.

Em Março de 2010, Bethânia e Berardinelli receberam no Rio de Janeiro a medalha Ordem do Desassossego, desenhada por Jorge Colombo e atribuída pela Casa Fernando Pessoa a quem tem “tra­bal­hos em prol da divul­gação da obra" do poeta. Em comunicado de imprensa, a FLIP refere que as duas são “grandes amigas”, “movidas pelo mesmo entusiasmo pela poesia de Fernando Pessoa” e que “estiveram juntas também no lançamento da Antologia de Cleonice, evento em que Bethânia cantou e declamou alguns versos”.

A professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da PUC-Rio é considerada a “maior lusitanista brasileira”. Dona Cléo, como lhe chamam os amigos e ex-alunos, tem 96 anos e há mais de cinco décadas que se dedica ao estudo da obra do poeta. Em 2012, lançou no Brasil Fernando Pessoa – Antologia Poética, que abrange quase 20 anos de produção do autor e seus principais heterónimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis) e é também autora de Fernando Pessoa: Outra Vez te Revejo e de uma série de estudos sobre Camões, Bocage e Gil Vicente.

No seu álbum mais recente, Oásis de Bethânia, lançado em 2012, a cantora interpreta Não sei quantas almas tenho, de Pessoa, mas desde 1971 que tem integrado nos seus espectáculos e em discos poemas de Pessoa e heterónimos, excertos do Livro do Desassossego, etc.

O autor homenageado da próxima edição da FLIP é o escritor, jornalista e político Graciliano Ramos, já que no próximo dia 27 de Outubro comemoram-se os 120 anos do nascimento deste autor brasileiro, autor de Vidas Secas
 
 

Sugerir correcção
Comentar