"Daqui Ali", um psicólogo à boleia

“Daqui Ali” é o nome do livro que resulta de uma viagem de cinquenta mil quilómetros por terra que levaram António Pedro a atravessar o continente euroasiático duas vezes

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

António Pedro Moreira, 29 anos, viajou cerca de 50 mil km por terra, cerca de 20 mil desses à boleia, num total de 314 viagens à boleia, tendo atravessado cerca de 50 países, e passado cerca de 100 noites em couchsurfing.

António Pedro trabalhava como psicólogo em Birmingham e demitiu-se para fazer dezenas de viagens, que realizou entre Janeiro e Novembro de 2011.

“O objectivo era ir por terra de Portugal a Singapura. Fui por terra até ao Nepal, maioritariamente por boleia até ao Paquistão, e depois de autocarro na Índia e Nepal. Depois voltei à boleia mais tarde”, descreveu ao P3.

Dos episódios mais marcantes, António Pedro recordou o tempo em que esteve detido na Croácia, ter passado na Síria antes da revolução, ter ficado uma semana no Iraque “sem gastar um cêntimo”, ter estado “dez dias no Irão com 35 dólares”, encarcerado no Laos e ter estado a dois quilómetros de Bin Laden cerca de 12 horas antes de este ter sido assassinado pelas forças norte americanas.

Tudo começou a germinar há quase quatro anos:“Fui para a Índia em 2009 e deparei-me lá com uma realidade que é muito fetal em Portugal, as viagens em longo termo”, explicou o psicólogo.

A partir daí, António Pedro ficou com vontade de fazer as suas próprias viagens a longo termo, demitiu-se e fez-se à estrada. “As viagens não são nada acerca daqueles clichés de me descobrir a mim próprio, nem de fugir de alguma coisa... Apenas descobri uma forma de viver num êxtase permanente”, vincou.

Seguiram-se cerca de 400 boleias que, ao que o aventureiro indicou, não deram quaisquer problemas nem representaram situações de perigo. “O único senão das boleias era não conseguir chegar bem a onde queria”, revelou.

Foram cerca de 50 os países visitados. Espanha, Ucrânia, Polónia, Líbia, Síria, Irão, Tailândia, Paquistão e Nepal são alguns das dezenas de países que António Pedro conheceu enquanto andava a viajar à boleia.

Entre materiais que adquiriu para a viagem e gastos feitos durante as viagens, de 26 de Janeiro de 2011 a 6 de Novembro de 2011, o aventureiro gastou cerca de 3360 euros, durante os 284 dias, numa média de 12 euros por dia, enquanto esteve na estrada.

Do mapa na mão ao livro na estante

António Pedro é de Vale de Cambra e já tinha publicado dois livros, em 2007 e 2009. “Sempre tive uma paixão por escrever”, adiantou o autor. “Já tinha um blogue, e quando estava em viagem já estava a pensar em fazer um livro” para partilhar com as pessoas as experiências que viveu durante a demanda.

“Daqui Ali” é a terceira obra publicada, mas que difere das outras duas por não ser ficção nem estar dependente de uma editora. São nove capítulos, em que primeiro capítulo conta as histórias de Portugal ao Nepal, Tailândia-Nepal-Portugal e o segundo é sobre acabar de conhecer a Europa.

O livro vai ser lançado entre 30 de Março a 6 de Abril, ainda a definir, e a apresentação, em Lisboa, está marcada para 13 de Abril.

A próxima aventura de viagens “pode ser a volta a África por terra”, mas o psicólogo afirmou que ainda “é uma ideia muito embrionária.

Sugerir correcção
Comentar