Quando apareceu o Anjo aos pastorinhos? Dia 21 de Março, diz o Santuário de Fátima

As comemorações deste ano incluem uma procissão pelos locais onde os pastorinhos afirmaram ter visto o Anjo.

Foto
A aparição será celebrada todos os anos. Foto: PÚBLICO

A Igreja Católica não sabe quando é que o Anjo terá aparecido aos três pastorinhos. Por isso, o Santuário de Fátima escolheu o dia 21 de Março para celebrar a aparição do Anjo em 1916. Uma aparição anterior à de Nossa Senhora, segundo relataram Francisco, Jacinta e Lúcia.

“A irmã Lúcia refere nas suas memórias que aconteceu lá para os inícios da Primavera”, explica Dina Simões, assessora de imprensa do Santuário de Fátima. Por essa razão, a aproximação ao equinócio da Primavera foi o critério escolhido para fixar o dia 21 de Março como data de comemoração do suposto acontecimento. Esta data foi fixada e deverá repetir-se todos os anos nas celebrações do santuário.

“De Maio a Outubro celebram-se as aparições de Nossa Senhora de Fátima, mas queremos que esta data [da aparição do Anjo aos pastorinhos] passe também a fazer parte do calendário”, confirma Dina Simões.

Para este ano está marcada uma procissão com início na Capelinha das Aparições, no recinto do santuário, que passará pelos locais onde o Anjo terá surgido às três crianças, ou seja, nas localidades de Aljustrel e Valinhos.
 
 

Sugerir correcção
Comentar