Na nova campanha do Turismo de Portugal, o melhor do país são os portugueses

Nova promoção do Turismo português tem como pedra-de-toque a hospitalidade lusa

Foto

A campanha do Turismo de Portugal, apresentada esta semana na BTL 2013 - a feira de turismo portuguesa, assenta, também, nos testemunhos de turistas que atestam os motivos que levam a que o "bom acolhimento dos portugueses" seja "conhecido em todo o mundo" e "valorizado pela maioria dos turistas que nos visitam". Em simultâneo, o vídeo agora estreado "reconhece as pessoas que trabalham no sector", como resume o Turismo português. "Tem um carácter motivacional, uma vez que se dirige aos portugueses em geral e aos profissionais do sector em particular", explicam no canal de YouTube.

O vídeo - apresentado sob o título "Portugal, Portugueses" -, de cerca de três minutos, mostra turistas de diversas proveniências a recordarem, embora já estejam noutras geografias, as suas férias em Portugal. Tudo ao som de "Coração Atlântico", tema pelos Dead Combo - a banda que se tornou um caso mundial após o destaque dado no "No Reservations" lisboeta de Anthony Bourdain - e Mário Pacheco (guitarra portuguesa). Começa com Marc e Yann, dois rapazes de mochila às costas. "Portugal, país lindo", dizem enquanto avançam pela estrada. "Mas, sabes, o melhor foi a Ana" - uma portuguesa simpática que lhes terá mostrado o melhor do país.

O filme prossegue este registo, com elogios da espanhola Mercedes à gastronomia portuguesa (enquanto se vê o chef Avillez a preparar mais um prato), uma família brasileira a recordar o seu guia Eurico ("é família, viu"), o britânico Jamie a elogiar o seu professor de surf que o tratou "como um filho", as francesas Jacqueline e Paulette que se recordam "sobretudo do sr. António", "o seu sorriso inesquecível"; ou a holandesa Marilie que não esquece o Daniel (a quem dá logo um beijo).

Foto

"Por sermos como somos, oferecemos a quem nos visita momentos de felicidade que os faz querer regressar", conclui o vídeo, que estará disponível online em cinco idiomas (português, inglês, francês, castelhano e alemão).

Foto

O novo plano de promoção tem outras particularidades: aposta exclusivamente no online e é vocacionado para as redes sociais. A campanha inclui ainda plataformas específicas, "segmentadas de acordo com os produtos turísticos" (city breaks, natureza, surf, golfe ou turismo religioso) e iniciativas interactivas, como a "Be our guest", em que "os turistas são convidados a testemunhar no Facebook do Turismo de Portugal a sua experiência no país" - quem tiver os testemunhos mais votados habilita-se a "regressar a Portugal gratuitamente". "A campanha vai sendo construída pelos próprios turistas através destes testemunhos", resume o Turismo português em comunicado.

Lê o artigo completo na FUGAS.

Sugerir correcção
Comentar