Peter Gabriel quer comunicar com animais na Internet

O músico apresentou a ideia numa conferência TED e não está só no projecto.

Foto
"Que aconteceria se, de alguma maneira, desenvolvêssemos novos interfaces – visuais e sonoros – para que pudéssemos comunicar com esses seres extraordinários com quem partilhamos o planeta?” Paulo Pimenta

O cantor e músico britânico Peter Gabriel apresentou sexta-feira, numa das conferências TED, na Califórnia, um projecto que tem como ambição desenvolver novos interfaces que poderão permitir aos animais comunicarem com os humanos, e entre eles, via internet.

“A mais incrível ferramenta que o homem criou é a internet. Que aconteceria se, de alguma maneira, desenvolvêssemos novos interfaces – visuais e sonoros – para que pudéssemos comunicar com esses seres extraordinários com quem partilhamos o planeta?”, interrogou Peter Gabriel, citado pelo Le Monde.

A iniciativa do músico, apresentada na TED (Technology, Entertainment, Desing), fundação que organiza conferências para o desenvolvimento de ideias, é apoiada por Vint cerf, considerado um dos pais fundadores da internet, e por Diana Reiss, reputada psicóloga, conhecida pelo seus trabalhos sobre a inteligência dos golfinhos, e Neil Gershenfeld, professor do prestigioso Instituto de Tecnologia do Massachusetts.

“Trabalho com músicos dos quatro cantos do mundo. Às vezes não falamos nenhuma língua comum. A forma que temos de comunicar uns com os outros é através dos instrumentos”, disse o músico que mostrou um vídeo onde improvisa a partir de notas tocadas por um chimpanzé num teclado.

“Os animais são conscientes e têm emoções”, disse Diana Reiss, “gostava que lhe dessemos a atenção e respeito que merecem”, enquanto Neil Gershenfeld salientou que é importante aprender a comunicar com espécies que são diferentes da nossa, mas com as quais partilhamos o mesmo ambiente sensorial. O capital inicial, para o desenvolvimento do projecto, deverá permitir desenvolver um ecrã táctil para permitir aos golfinhos conectarem-se à internet, revelou Diana Reiss.

Sugerir correcção
Comentar