Benfica compra jogos da Liga inglesa com a ajuda de Rui Pedro Soares

A Benfica TV está a tentar enriquecer os seus conteúdos para se tornar mais atractiva para a generalidade do público
Foto
A Benfica TV está a tentar enriquecer os seus conteúdos para se tornar mais atractiva para a generalidade do público PEDRO CUNHA

Emblema da Luz terá pago perto de 12 milhões de euros para ter em exclusivo no seu canal de televisão os jogos da Premier League nas próximas três épocas e aumenta concorrência à Sport TV

Durante as próximas três temporadas, os jogos da Liga inglesa vão passar, em exclusivo, no canal de televisão do Benfica. Foi esta a novidade reservada pelo presidente Luís Filipe Vieira para o dia em que o clube comemorou 109 anos de existência.

"Vamos voltar a surpreender", podia ler-se numa mensagem endereçada pelo dirigente benfiquista aos adeptos. E a surpresa surgiria ao princípio da tarde com os detalhes do acordo - o Benfica garantiu a transmissão dos 380 jogos de cada época desportiva da Premier League durante três anos, para além de outros programas semanais produzidos pela Liga inglesa: um sobre os melhores momentos dos jogos de cada jornada, uma antevisão da jornada seguinte e um magazine sobre a actualidade do campeonato inglês, com entrevistas, resumos dos jogos, estatísticas e apontamentos de história do torneio.

Segundo o PÚBLICO apurou após contactar várias fontes, o Benfica terá pago um valor próximo dos 12 milhões de euros pelo conjunto das três temporadas em causa (de 2013-14 até 2015-16). Uma verba muito acima do que pagava a Sport TV, que detém os direitos de transmissão da Liga inglesa até ao final da temporada em curso. O Benfica não divulgou os valores da operação e só seria obrigado a informar a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários caso o acordo ultrapassasse os 15 milhões de euros.

A Sport TV terá sido apanhada de surpresa pela proposta do Benfica, apesar de também ter entrado no concurso pelos direitos. "É um bom produto, mas não fará parte da nossa grelha no próximo ano. São as regras de mercado", sintetizou fonte da empresa. Em Agosto de 2010, a Sport TV, propriedade da Olivedesportos de Joaquim Oliveira, tinha lançado um canal exclusivamente dedicado à Liga inglesa que agora fica esvaziado.

Mais jogos na calha

"Estamos extremamente satisfeitos por a Benfica TV ter investido nos nossos direitos de transmissão. Estamos ansiosos por trabalhar com o Benfica", sublinhou Richard Scudamore, director executivo da Premier League, em comunicado na página oficial na Internet.

Rui Pedro Soares, ex-administrador da Portugal Telecom (PT) e que actualmente lidera o grupo de investidores que tomou conta do Belenenses, terá sido um actor central na negociação entre o Benfica e a Premier League para garantir os direitos da competição, sabe o PÚBLICO. Algo que, de resto, terá estado na base da sua saída definitiva da PT, consumada no mês passado.

O negócio ontem oficializado indicia que o Benfica está a caminho de criar um canal desportivo concorrente à Sport TV. Para além da Premier League, na próxima temporada os jogos dos "encarnados" também passarão na Benfica TV (ver caixa). O projecto para o canal passa ainda por tentar chegar a acordo com outros clubes nacionais, para lhes adquirir os direitos televisivos. Essa intenção estava já expressa no relatório e contas de 2011-12, no qual se lia que a Benfica TV "já não é um simples canal de clube, mas um fornecedor de conteúdos de desporto que vão para além da marca e das competições do Sport Lisboa e Benfica."

Isto implicará uma revisão da estratégia para a Benfica TV, embora o novo modelo de negócio ainda não esteja fechado, disse ao PÚBLICO fonte do Benfica. Actualmente, a Benfica TV integra as grelhas de três operadores de televisão por cabo: Meo, Optimus Clix e Cabovisão. Mas, em cima da mesa, estão várias opções para o futuro do canal, que pode passar pelo acesso condicionado por assinatura ou pela venda de conteúdos por pay-per-view e video-on-demand (visualização de programas após pagamento). com Paulo Curado e Hugo Daniel Sousa

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações