Mouca

Gostamos de inquéritos — e de música. Decidimos encostar à parede pequenas editoras portuguesas. Algures entre Porto e Berlim, encontrámos Augusto & Charlotte, sem orelhas Mouca(s)

Foto
DR

Ninguém vos disse que já não se vive da música?

Isso bem pode ser verdade, mas sem música também não se vive. Nao pretendemos encher os bolsos de dinheiro com a editora. Queremos experimentar com isto de se criarem espaços comuns de expressão com meios reduzidos. O facto de não estarmos ligados a uma indústria que nos dite as regras e o facto de não podermos correr grandes riscos financeiros é uma liberdade que por sua vez nos incentiva a ser criativos com os meios ao nosso dispor. Também nos possibilita trabalhar muito mais próximos dos artistas que editamos. Ao fim e ao cabo, a Mouca é como se fosse um esforço colectivo de uma pequena família. Seguimos também uma pequena regra que é tentar incorporar artistas já conhecidos como Chris Brokaw (Avalanche, Mouca Fev2013) ou Dean Wareham e Fuxa em paralelo com bandas que acabam de se lançar como Travis Trevisan, Tough Guys of America, Crystal Shipsss ou Beach Arabs.

Escolheram o nome da vossa editora numa noitada de Scrabble?

Foto
Luís Octávio Costa e Amanda Ribeiro têm saudades do inquérito da revista Pública

A Mouca surgiu como uma irmã do colectivo Mouco (que já tem o seu historial de programação no Porto sendo responsável por concertos de artistas como Smog, EITS, Hood, Lou Barlow, Cat Power, Labradford, Sea and Cake, Calexico e muitas outros).



"Nova "mixtape" em colaboração
com a revista alemã Cartouche

Que bandas de outra editora levariam para uma ilha deserta?


Das Fieber, Tony Castles, Dean and Britta, Sonic Youth, Micachu and the Shapes, Helms, Jeff Parker, The Mattson 2, Melt Banana, Sea and Cake, Mount Eerie, Nightlands, Pterodactyl, Moldy Peaches, The Pathways, Yule Fm, Angel Olsen, Niobe e muitos mais

A vossa editora tem sotaque?

Sotaque imigra de quem não sabe usar provérbios como deve ser. Ou sim ou caldo verde.

Quando é que foi a última vez que encheram os bolsos — e o ego?

Enchemos os bolsos com pedras de gis numa ilha no norte da Alemanha o ano passado em Maio, enquanto pairavam no ar ideias para a criação da editora. O ego, sempre que olhamos para uma k7 nova da Mouca ou vemos concertos tão fantásticos como o dos Crystal Shipsss ou Travis Trevisan.

Um álbum também se come com os olhos. Quem é o verdadeiro artista?

Os olhos levam-nos a tirar um disco de uma caixa numa loja ou a clicar em "play" na net porque fazemos associações de imagens sem nos apercebemos disso. Os ouvidos são muito mais fiéis. Mas faz todo o sentido termos cuidado com as nossas embalagens sonoras.

Qual é o melhor sítio para ouvir música?

De preferência num concerto intimista sobrelotado. Se não, no chão da sala.

E que tal uma piada seca?

Um cão vai ao psicólogo.

Psicólogo: Então o que o traz cá?

Cão: Miau!

A tua editora também quer um FAQ? Avisa-nos.

Sugerir correcção
Comentar