Pode nevar em Sintra esta noite devido à passagem de uma massa de ar frio

Neve em locais onde não é costume é uma "situação temporária" e "normal", garante o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Foto
Meteorologistas acreditam que pode nevar esta noite na serra de Sintra Rui Gaudêncio/Arquivo

As previsões meteorológicas para esta quarta-feira apontam para a possibilidade de nevar na região de Lisboa, nomeadamente em Sintra, durante a noite, devido a uma massa de ar frio, que é normal nesta época mas que provoca queda de neve em altitudes mais baixas.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para a possibilidade de queda de neve em Sintra ao final do dia. “Estamos com uma massa de ar bastante fria, com uma depressão que vai atravessando o território do continente e que nos vai dando precipitação a cotas mais baixas do que é frequente nevar”, explicou à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

A neve deverá cair acima dos 600 a 800 metros, “descendo temporariamente a cota para os 200/400” metros, lê-se na página de Internet do IPMA. Esta situação significa que “irá nevar em sítios onde não é costume acontecer”, afirmou Cristina Simões, acrescentando tratar-se de uma “situação temporária”.

De acordo com a meteorologista, a neve que começou a cair nesta quarta-feira de manhã nalgumas zonas de Portugal continental “é normal, devido à situação meteorológica de Inverno”.

“Já está a nevar em Bragança e Vila Real e vai continuar durante o dia de hoje. A previsão é que deixe de nevar no final do dia de hoje na região norte, gradualmente na região centro durante a madrugada, [sendo que no] Sul [a possibilidade de nevar] ainda se mantém para quinta-feira”, afirmou.