Queda de neve em Ourém e no distrito de Leiria

A massa de ar frio que está a atingir Portugal e que colocou três distritos em aviso laranja e outros oito em aviso amarelo provocou hoje a queda de neve no concelho de Ourém e no distrito de Leiria.

Em Ourém, a queda de neve durou cerca de cinco minutos, segundo fonte dos bombeiros voluntários, que sublinhou o facto de não existirem quaisquer incidentes apesar do agravamento das condições atmosféricas.

Em Fátima, também nevou durante a tarde, mas o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém informou que no concelho não há qualquer registo de ocorrências devido ao mau tempo.

Em Porto de Mós, Pombal e em Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria), há também registo da queda de neve, mas o CDOS de Leiria informou que também nestes concelhos não há a registar qualquer ocorrência.
A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera Cristina Simões explicou à Lusa que “irá nevar em sítios onde não é costume acontecer”, acrescentando tratar-se de uma situação temporária.

“Já está a nevar em Bragança e Vila Real e vai continuar durante o dia de hoje. A previsão é que deixe de nevar no final do dia de hoje na região Norte, gradualmente na região Centro durante a madrugada, [sendo que no] Sul [a possibilidade de nevar] ainda se mantém para quinta-feira”, afirmou.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, abrangia os distritos de Bragança, Vila Real e Viseu, até às 14h59 de hoje.

Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, até às 20h59 de hoje, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, até às 5h59 de quinta-feira, e Portalegre, até às 11h59 de quinta-feira.
De acordo com o IPMA, estes distritos estarão sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo temporariamente a cota para os 200/400 metros.