Telemóvel Firefox OS na Europa e América do Sul até Junho

Os primeiros modelos – de baixa gama – serão postos à venda no segundo trimestre do ano

Foto
Um telemóvel da ZTE com Firefox OS foi exibido numa conferência de imprensa

Neste domingo, no Mobile World Congress, em Barcelona, o maior eventos do sector, a Mozilla revelou mais pormenores sobre a plataforma para "smartphones" que tem estado a desenvolver e que tem uma abordagem diferente da dos rivais para o desenvolvimento de aplicações.

A organização anunciou estar a trabalhar com os fabricantes Alcatel, LG e ZTE no desenvolvimento dos primeiros aparelhos, com planos para que também a Huawey se junte ainda este ano. Já nesta segunda-feira, a Sony disse que também iria fabricar um telemóvel equipado com a plataforma, que deverá chegar ao mercado em 2014. 

Os primeiros modelos – de baixa gama – serão postos à venda no segundo trimestre do ano, sobretudo em países em desenvolvimento onde o mercado é mais sensível ao preço: Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polónia, Sérvia, Venezuela e ainda Espanha. 

No comunicado da Mozilla, alguns dos operadores de telecomunicações citados já delineiam planos concretos para a comercialização da plataforma. A espanhola Telefónica (que desde cedo se associou ao projecto) afirmou que a disponibilizará nos mercados brasileiro, colombiano e espanhol, e a América Móvil comunicou o lançamento no México e “em todos os mercados possíveis ao longo de 2013”. 

Outros operadores, porém, fizeram declarações mais vagas, em regra congratulando-se com o aparecimento de mais uma plataforma. Foi o caso da TMN.

“A associação da TMN com a Mozilla para lançar o novo Firefox OS é de grande importância no mercado de telecomunicações português, já que aumenta o número de plataformas, interfaces de utilizador e ecossistemas”, afirmou o administrador responsável pelo "marketing" da PT, Luís Avelar. O PÚBLICO confirmou que a operadora não tem planos delineados para comercializar telemóveis com este sistema. 

Mozilla sem fins lucrativos

O Firefox OS é desenvolvido pela Mozilla, que não tem fins lucrativos e que é responsável pelo popular "browser" homónimo (a fundação é sobretudo financiada pela Google, responsável pelo desenvolvimento do sistema Android, que lidera o mercado de "smartphones"). A plataforma permite o desenvolvimento de aplicações com linguagens usadas para criar sites e serviços online, uma estratégia com que a Mozilla pretende tornar a plataforma mais atraente para programadores.

Estas aplicações poderão aceder a funcionalidades do equipamento que nas outras plataformas só podem ser usadas pelos programadores que criam as chamadas aplicações nativas, como as que se descarregam para o iPhone, para os Android e para os Windows Phone.

Algumas das aplicações criadas para o Firefox OS poderão também correr no browser de smartphones com outros sistemas. Quase todo o mercado está dominado pelo líder Android e pelo iOS, da Apple, com o Windows Phone e o BlackBerry a lutarem por pouco mais de 10% do mercado deixado pelas duas principais plataformas.

Sugerir correcção
Comentar