Concertos portugueses para bebés nomeados para prémio europeu

A nomeação foi proposta pela Filarmónica do Luxemburgo. O professor e musicólogo Paulo Lameiro, o mentor do projecto, recorda que este nunca recebeu quaisquer financiamentos

Foto
Deputados deverão discutir dia 2 as novas condições para a guarda de crianças até aos três anos Público (arquivo)

O projecto “Concertos para bebés”, produzido pela companhia Musicalmente, de Leiria, está nomeado para o prémio Young EARopean Award 2013, cujo vencedor será conhecido em Setembro, na cidade alemã de Osnabrück, recebendo um prémio de oito mil euros.

Original do professor e musicólogo Paulo Lameiro, Concertos para bebés foi um dos 15 selecionados de um júri internacional entre 136 projetos de mais de 20 países europeus.

 Paulo Lameiro diz que ficou “surpreendido” com a nomeação, uma vez que entre os concorrentes estão “instituições musicais que fazem parte de grandes orquestras, salas de música e concertos”. 

 Para o mentor do projecto, esta nomeação vem “reconhecer” o trabalho “nascido numa pequena aldeia de Leiria” e é “mais um factor importante”, tendo em conta que Concertos para bebés “nunca recebeu qualquer apoio ou reconhecimento financeiro em Portugal”. 

 Para Paulo Lameiro, este é mais um “estímulo para não desistir e continuar em frente, numa altura em que cada vez se luta com mais dificuldades para manter os projectos”. 

 Com um júri constituído por especialistas na área da música erudita, Paulo Lameiro considerou que a nomeação se torna ainda mais relevante. “Não se tratou de votações na Internet. Foram especialistas que fizeram a sua seleção”, sublinhou. 

O musicólogo revelou que o projecto foi proposto ao Young EARopean Award 2013 pela Filarmónica do Luxemburgo. “Fomos fazer um concerto e estranharam nunca termos ganho nada, pois consideravam que já deveríamos ter sido premiados. Foi o diretor que sugeriu o nosso nome.” 

 Os Concertos para Bebés foram idealizados por Paulo Lameiro e tiveram a sua primeira apresentação pública no dia 29 de Novembro de 1998. É o desenvolvimento de dois projetos anteriores, Berço das artes e Músicos de Fraldas. Nos concertos, os bebés são convidados a ouvir e a música é partilhada entre intérpretes e bebés, pais e irmãos, avós e amigos. 

 O YEAH Prémio EARopean jovem é uma competição europeia destinada a destacar programas criativos e ideias musicais, que despertem o entusiasmo dos jovens pela música. 

  
 

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar