Pais de Maddie e Gonçalo Amaral falham acordo

Processo segue para julgamento. Pais da criança inglesa desaparecida em 2007 no Algarve pedem 1,2 milhões de euros ao antigo inspector da PJ por alegada difamação.

Foto
Os pais da criança inglesa chegaram a ser arguidos no caso do desaparecimento da filha AFP

Os pais de Madeleine McCann, a criança inglesa desaparecida no Algarve em 2007, e Gonçalo Amaral não chegaram a acordo extrajudicial no processo cível em que o ex-inspector da Polícia Judiciária é acusado de alegada difamação.

Fonte da defesa disse nesta segunda-feira à agência Lusa que "as partes não chegaram a acordo" e que já pediu "a reactivação da instância" na 1.ª Vara Cível de Lisboa, que terá agora de marcar nova data para o início do julgamento.

A primeira audiência esteve marcada para 24 de Janeiro e, na semana anterior, o juiz deferiu a suspensão do processo, em que os pais de Madeleine pedem uma indemnização de 1,2 milhões de euros por alegada difamação do ex-inspector da PJ.

Nesta acção, que motivou o pedido de arresto de bens a Gonçalo Amaral como medida cautelar, Kate e Gerry McCann reclamam ainda protecção de direitos, liberdades e garantias.

Em processo conexo, a 7.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa decidiu, em Janeiro de 2010, manter a proibição da comercialização do livro Maddie: A Verdade da Mentira, da autoria de Gonçalo Amaral, e do vídeo com o mesmo título, baseado num documentário exibido na TVI.

A proibição do livro e do vídeo, que apresenta a tese de Gonçalo Amaral de envolvimento de Kate e Gerry McCann no desaparecimento da filha com a ocultação do cadáver, tinha sido decretada provisoriamente a 9 de Setembro de 2009.

A 19 de Outubro de 2010, o Tribunal da Relação de Lisboa anulou a decisão da 7.ª Vara Cível, após o qual o casal McCann recorreu para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Em acórdão de 18 de Março de 2011, o STJ confirmou a decisão da Relação.

Madeleine McCann desapareceu a 3 de Maio de 2007, num apartamento de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no Algarve, onde se encontrava de férias com os pais e os dois irmãos gémeos. Na altura do desaparecimento, Gonçalo Amaral era coordenador do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Portimão.

Kate e Gerry McCann, que sempre afirmaram que a criança foi raptada, foram constituídos arguidos em Setembro de 2007. O processo foi arquivado por falta de provas, em Julho de 2008, embora o Ministério Público admita a reabertura se surgirem dados novos sobre o desaparecimento da criança.

 

 

Sugerir correcção
Comentar