Joana Vasconcelos pintou uma edição limitada do Toyota iQ

Marca lança cinco exemplares inspirados no modelo criado em 2010 pela artista plástica

É um Toyota iQ, mas não é igual aos outros. Sobre o fundo em branco-pérola, há formas e várias cores. As formas também não são como as outras: são produto da criatividade de Joana Vasconcelos.

 

Tudo começou em 2008, aquando do lançamento do modelo iQ em Portugal. Numa parceria com o jornal “Expresso”, a Toyota propôs a decoração de um modelo a quatro personalidades: Joana Vasconcelos, José Luís Peixoto, Mário Laginha e Bárbara Guimarães.

PÚBLICO -
Foto
DR

 

A artista plástica assumiu esta tarefa como parte integrante da sua obra. Tanto assim foi que, em 2010, contactou a marca, com o intuito de ver a sua criação concretizada. Assim nasceu o primeiro modelo iQ idealizado pela artista plástica.

 

Segundo Joana Vasconcelos, o objectivo da sua proposta era “trazer a cor para estes veículos, dos quais nós dependemos diariamente”. Dessa forma, criou aquilo que classificou como “uma união entre a dinâmica do movimento e da velocidade, e a cor”.

 

A escolha das cores incluiu “o vermelho do Benfica, o azul do Porto e o verde do Sporting”, mas também o amarelo-torrado e o rosa escuro. A opção justifica-se com o padrão de cores mais usuais nas lãs que os portugueses usam.

 

A edição limitada

A partir desta primeira iniciativa, a Toyota resolveu criar uma edição limitada do iQ, com o nome de Urban Art. São cinco versões do mesmo conceito: as formas são iguais, o jogo de cores varia.

 

“Como marca, temos orgulho nesta parceria que se tornou tão umbilical, uma vez que teve início em 2008. Estes exemplares podem vir a tornar-se nos mais valiosos que a marca produziu, pelo facto de serem obras de arte”, garante, ao P3, Bruno Galante, do departamento de comunicação e "marketing" da Toyota.

 

Quem quiser adquirir um destes cinco exemplares, terá que utilizar a linha criada especialmente para o efeito (808 248 248). Assim que o fizer, passará a ter um acompanhamento personalizado, por parte de uma equipa criada para o efeito.

 

O preço de cada exemplar será revelado no momento em que um potencial interessado contacte a marca. A ordem de entrada dos pedidos será decisiva, caso a procura supere a oferta.

 

[Se tiveres uma proposta de Design para o iQ, envia-a para [email protected] A melhor ideia será premiada com uma viagem para duas pessoas à Bienal de Veneza, com avião e duas noites de hotel incluídas.]