Pedras Salgadas Eco Resort entre os 14 melhores edifícios de 2012 para o ArchDaily

Escolha feita a partir de projectos de todo o mundo tinha dez finalistas portugueses, mas só o Eco Resort de Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar ficou na lista final.

Fotogaleria
O Eco Resort de Pedras Salgadas tem por base módulos prefabricados FG + SG
Fotogaleria
Os módulos são elogiados pela sua flexibilidade FG + SG
Fotogaleria
O Matadero de Legazpi, em Madrid FG + SG
Fotogaleria
O antigo matadouro foi convertido num espaço de arquivo cinematográfico FG + SG
Fotogaleria
A igreja belga de Reading Between the Lines, projectada por Gijs Van Vaerenbergh Filip Dujardin
Fotogaleria
Vista a partir do interior das Absolute Towers, no Ontário Iwan Baan
Fotogaleria
As Absolute Towers são da autoria do atelier MAD Architects Iwan Baan
Fotogaleria
A sede do canal televisivo CCTV em Pequim, dos OMA Iwan Baan
Fotogaleria
O verde e empilhado Stacking Green, em Saigão Hiroyuki Oki
Fotogaleria
No interior do edifício Stacking Green, as varandas verdes servem de paisagem Hiroyuki Oki
Fotogaleria
O projecto na ilha de Sumatra é composto por várias divisões em materiais locais Pasi Aalto

Havia dez projectos de arquitectos portugueses finalistas, mas no final há só um: entre os 14 melhores edifícios do mundo de 2012 para o conhecido site ArchDaily está o Pedras Salgadas Eco Resort, em Vila Pouca de Aguiar, desenhado pela dupla Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar.

A publicação, que tem como epíteto "o site de arquitectura mais visitado do mundo", anunciou esta quinta-feira os resultados da sua quarta eleição dos melhores edifícios da edição 2013, para a qual existiam 70 finalistas de vários países - entre os quais dez ateliers portugueses. Na categoria Hotéis e Restaurantes, o prémio do ArchDaily foi então para as sete casas erguidas a partir de módulos prefabricados do Pedras Salgadas Eco Resort, projectadas por Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar para se integrarem na paisagem que as rodeia - o Parque de Pedras Salgadas, entre Vila Real e Chaves, um espaço dedicado ao turismo com cerca de 20 hectares e que inclui várias fontes termais.

Cerca de 70 mil votos foram contados pela publicação online, um por cada utilizador registado do site. A escolha fez-se a partir de uma lista inicial de cerca de 2700 projectos de 2012 publicados no ArchDaily, tendo depois sido sujeita a escrutínio por parte de arquitectos e dos visitantes registados do site. A publicação escreve que o grupo de 14 edifícios vencedores "é único em vários aspectos, das suas qualidades espaciais às suas estruturas e materiais, mas também em termos do que representam para a sociedade e do seu impacto para as comunidades locais". 

No que toca ao Eco Resort de Vila Pouca de Aguiar, é destacado o sistema modular que tem por base, mas também a flexibilidade do mesmo no sentido de se encaixar em diferentes zonas da área verde onde está implantado, resultando em "várias combinações" que originam "diferentes morfologias e diálogos com a natureza circundante".



Já nos dois últimos anos o site premiou projectos portugueses: em 2011 foram escolhidos o edifício da Vodafone no Porto, o bar temporário que representou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto na Queima das Fitas e a Closet House, de Matosinhos; já em 2012 foi a vez  da Capela Árvore da Vida em Braga, da MIMA House em Viana do Castelo e da sede da Associação Fraunhofer no Porto.

Este ano, o ArchDaily premiou ainda o estádio Velodrome construído para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e projectado pela Hopkins Architects (categoria de arquitectura de desporto), o centro de desenvolvimento e aprendizagem Cassia Coop Training Centre, da Tegnestue Architects, na ilha indonésia de Sumatra (categoria educação), a sede da estação televisiva CCTV em Pequim pelo atelier OMA (categoria institucional), os centros municipais madrilenos San Blas+Usera+Villaverde pelo estúdio Entresitio (categoria saúde), os interiores dos novos escritórios da Fundação Botín, também em Madrid e pela MVN Arquitectos, as casas "empilhadas" Stacking Green, em Saigão, pelos arquitectos Vo Trong Nghia, Daisuke Sanuki, Shunri Nishizawa (da Vo Trong Nghia Co.), na categoria cultura o Malopolska Garden of Arts, pela Ingarden & Ewý Architects, em Cracóvia, a igreja belga Reading Between the Lines de Gijs Van Vaerenberg e o polaco CINiBA pelo atelier HS99 na categoria bibliotecas e museus.

As sinuosas Absolute Towers, no Canadá, pela MAD Architects, venceram na secção de alojamento, enquanto o parque de escritórios D38, pela arquitecta Arata Isozaki, em Barcelona, foi o distinguido na categoria de edifícios de escritórios. Por fim, foram também escolhidos os ch+qs arquitectos pela reconversão dos interiores de um antigo matadouro num centro dedicado ao cinema e à sua memória em Madrid, o Matadero de Legazpi, e, em Copenhaga, o projecto Superkilen pela Topotek 1 + BIG + Superflex, que consiste numa mistura de parque infantil e de encontro de diversidade étnica no espaço urbano.

O ArchDaily (já com uma edição brasileira e outra mexicana) tem 280 mil visitantes diários e 70 milhões de pageviews mensais.

 
 

Sugerir correcção
Comentar