A Nigéria é tricampeã africana

A selecção nigeriana venceu (1-0) o Burkina Faso na final do CAN.

Mba fez o golo que deu o título à Nigéria
Foto
Mba fez o golo que deu o título à Nigéria Issouf Sanogo/AFP

Um só golo, marcado ainda na primeira parte por Sunday Mba, foi o quanto bastou para dar à Nigéria a terceira coroa de campeã africana. Os “Super Águias” venceram o Burkina Faso na final do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Joanesburgo, e juntaram um terceiro título aos conquistados em 1980 e 1994.

O sonho do Burkina Faso esbarrou na realidade. E a realidade é que a selecção nigeriana tem muito mais experiência nestas andanças que os “Garanhões”. Esta foi a estreia em finais da equipa do Burkina Faso, enquanto os nigerianos disputaram a sétima.

Um excelente lance de Sunday Mba desequilibrou a partida a favor da Nigéria: o médio do Warri Wolves entrou na área, passou por um adversário e atirou para o 1-0, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Daouda Diakité.

A reacção do Burkina Faso foi sempre demasiado tímida. Poucos minutos depois, Bancé fez um grande remate, mas a bola passou por cima da baliza nigeriana.

Na segunda parte a Nigéria continuou por cima na partida, mas não conseguiu ampliar a vantagem. Um golo bastou para dar ao seleccionador Stephen Keshi um lugar na história: é o segundo a vencer o CAN como jogador e como treinador – o primeiro foi o egípcio Mahmoud El-Gohary.

Com a vitória no CAN 2013, a Nigéria garantiu um lugar na Taça das Confederações, em Junho, no Brasil. Os “Super Águias” vão integrar o Grupo B, com o Taiti, Uruguai e Espanha.