Investigadores desenvolvem aplicação que ajuda estrangeiros a aprender português

Aplicação informática criada por portugueses destina-se àqueles que querem aprender português como segunda língua

Foto

Investigadores nacionais desenvolveram uma aplicação informática que ajuda os estrangeiros a aprender palavras em português, através de jogos e de textos do seu interesse.

Nuno Mamede, do INESC Investigação e Desenvolvimento, explicou hoje à agência que o projecto REAP.pt já está a ser experimentado por alunos da Universidade do Algarve e “encontra-se pronto para chegar a um público mais alargado”.

A aplicação destina-se “a quem aprende português como segunda língua, em países estrangeiros, por exemplo na China, onde a procura de português está a aumentar, ou em Portugal”, referiu.

"App" adapta-se aos interesses do aluno

Com uma lista de duas mil palavras especialmente concebida para o meio académico, o REAP.pt também se adapta a áreas de actividade específicas como embaixadas ou empresas.

O projecto, desenvolvido no âmbito do programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, utiliza textos reais recolhidos da internet, como notícias ou obras literárias, e classificados por grau de dificuldade.

Todos os textos são filtrados automaticamente para serem mais adequados aos objectivos da aplicação, explicou Nuno Mamede.
Os alunos registam-se, fazem um teste para identificar o seu grau de conhecimentos e listam os seus interesses.

Depois lêem os textos escolhidos pelo sistema REAP.pt, treinam os seus conhecimentos de vocabulário ou de sintaxe através de testes de escolha múltipla gerados e corrigidos de forma automática.

Para ajudar a aprendizagem, os alunos podem seleccionar jogos de vocabulário, sintácticos e pictóricos. Os exercícios são gerados automaticamente, com base no perfil dos alunos.

Sugerir correcção
Comentar