As aplicações para smartphone que marcam pontos na Medicina

O maior workshop de Aplicações Móveis na Área da Saúde acontece na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no dia 13 de Fevereiro

Foto
Auscultation Master DR

Com a aplicação Melanoma Detection, resultado de uma parceria entre a Fraunhofer e o IPO-Porto, é possível fotografar os sinais cutâneos com o smartphone, avaliar o risco de cancro (através das características do sinal) e até guardar as imagens numa base de dados para ir avaliando a sua evolução. O objectivo é detectar precocemente situações de perigo que devam ser analisadas por um médico especialista.

Com a Pregnancy Calcutator é possível calcular a idade gestacional e a data provável do parto, inserindo a data da última menstruação. Mas não só: sugere ainda o intervalo de datas ideal, tendo em conta as Normas de Orientação Clínica da Direcção-Geral da Saúde, para a realização das ecografias ou análises sanguíneas.

Se não estás a pensar engravidar tão cedo, mas por acaso até tens uma doença respiratória, como a asma ou a rinite, a m.Carat pode revelar-se muito útil. Desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, reúne uma série de ferramentas úteis que permitem a estes doentes controlarem a sua doença.

Foto
Melanoma Detection DR

Já a MedicineOne e a Espresso MD tornam qualquer clínico num "super médico". Na primeira aplicação, por consulta, podes registar as patologias e alergias dos utentes e emitir a prescrição electrónica de medicamentos — que é feita com base na melhor informação disponível a nível internacional, sendo analisadas, no momento, todas as contra-indicações. Já a Espresso MD permite que o médico leve o consultório para qualquer lado.

Médicos, estudantes, investigadores... 

Mas para quem ainda está a estudar Medicina, também existem algumas aplicações que podem facilitar (e muito) a vida. A Human Encyclopedia ensina tudo o que há para ensinar sobre o corpo humano, permitindo ainda a visualização de órgãos e sistemas em 3D. Já com a Auscultation Master, é possível praticar a auscultação cardíaca. Usa gravações reais de pacientes e possibilita a sincronização visual com a ressonância magnética e a ecocardiografia.

Estas são apenas algumas das aplicações que serão apresentadas e discutidas no Workshop de Aplicações Móveis na Área da Saúde, que vai ter lugar no auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e acontece no dia 13 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 18h00.

O evento é destinado essencialmente a estudantes, investigadores e profissionais na área da saúde, mas todos os interessados na temática se podem inscrever (gratuitamente), até ao dia 11 de Fevereiro. A organização é da FMUP, do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O programa já está disponível aqui.

Sugerir correcção
Comentar