BdP identifica três sociedades proibidas de actuar em Portugal

Euro-Champions Fund, Betex Corp e Goodsense Investments prometem elevados retornos em investimentos. O Banco de Portugal alerta que não estão autorizadas a desenvolver actividade.

Foto
O advogado do BdP, Luís Bigotte Chorão, referiu a "estratégia de ocultação" seguida pelos responsáveis da instituição

O supervisor bancário avisa, em comunicado nesta quinta-feira, que as entidades denominadas Euro-Champions Fund, Goodsense Investments (“actuando, muitas vezes, com a designação de Emporio Capital”) e uma sucursal portuguesa da Betex Corp “não são entidades habilitadas a exercer, em território nacional, a actividade de recepção de depósitos ou de outros fundos reembolsáveis, ou qualquer outra actividade financeira”.

Todas elas estão associadas a Jorge Antero Silva de Queiroz, sobre o qual o regulador não presta mais informação neste alerta público, limitando-se a referir este nome e que “tomou conhecimento da actividade que tem vindo a ser exercida” pelas três sociedades.

Nada é referido em relação a acções a tomar sobre as sociedades que caíram no escrutínio do BdP. O PÚBLICO tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos junto do banco central sobre esta questão.

A Emporio Capital (Betex Corp) e a Goodsense Investments foram visadas em Junho do ano passado num alerta da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre intermediários financeiros.

Remetendo para o site de cada uma, o regulador avisava os investidores que as sociedades não estavam autorizadas a “desenvolver qualquer actividade de intermediação financeira em instrumentos financeiros” e aconselhava as pessoas e entidades que tivessem estabelecido “relação comercial” com as entidades a contactarem a CMVM.
 

Sugerir correcção
Comentar