Suíça pondera limitar entrada de portugueses, espanhóis e italianos

Cláusula de salvaguarda sobre a livre circulação de pessoas pode ser accionada já em Abril. País está preocupado com o "boom" de emigrantes oriundos do sul da Europa

Foto
A medida já foi aplicada a oito países do leste da Europa em 2012 siette/ flickr

A medida já é aplicada a oito países do leste da Europa e a Suíça pondera agora estendê-la aos do sul, incluindo Portugal, Espanha e Itália na lista de países com limitações de entrada no país.

A cláusula de salvaguarda sobre a livre circulação de pessoas está prevista no acordo assinado com a União Europeia, em 1999, e a decisão do Conselho Federal deverá ser tomada até Abril, avançou esta terça-feira o diário francês “Les Echos”.

Para accionar a cláusula, o número de pedidos de autorização de residência tem de ser 10% acima da média dos últimos três anos, o que deverá acontecer já a 31 de Maio, devido às “chegadas maciças” de imigrantes oriundos dos três países em causa.

O conselheiro federal [ministro] Didier Burkhalter já confirmou que essa possibilidade está a ser ponderada: “A questão de impor a cláusula a todos os Estados membros da UE está em discussão”, disse à televisão suíça RTS.

Prazo de um ano

A acontecer, a medida deverá ter um prazo de apenas um ano, acrescentou Didier Burkhalter. Quando a medida foi aplicada pela primeira vez, em Abril de 2012, Bruxelas nao poupou o Conselho Federal de críticas, o que poderá levar a Suíça a ponderar a decisão desta vez.

Desde Abril de 2012 que a Suíça concede apenas 2000 vistos de trabalho por ano a cidadãos da Polónia, República Checa, Hungria, Estónia, Lituânia, Eslováquia e Eslovénia, um terço daquilo que permitia anteriormente.

Os media suíços falam de uma “explosão” de emigrantes - entre Janeiro e Agosto de 2012 mais de 12300 portugueses emigraram para aquele país, um número semelhante ao registado em todo o ano de 2011 – e o jornal “Les Echos” escreve que “a Suíça já não quer mais acolher a miséria da Europa”. Actualmente, vivem na Suíça cerca de 240000 portugueses.

Notícia corrigida às 16:57

Sugerir correcção
Comentar