Quadro de musa de Picasso vale quase 33 milhões

Marie-Thérese Walter, de 17 anos, foi retratada pelo pintor, em 1927, em Paris. Na terça-feira, em Londres, esse quadro foi a leilão na Sothebys.

Foto
O quadro Mulher sentada junto a uma janela

Um quadro a óleo de Picasso, com dimensões de 1, 46 por 1, 14 metros, foi ontem leiloado em Londres e arrematado por quase 33 milhões de euros. A tela Mulher sentada junto a uma janela foi pintada em 1932 no estúdio de Pablo Picasso, em Boisgeloup, nos arredores de Paris.

A pintura retrata uma jovem francesa de 17 anos, Marie-Thérese Walter, musa e amante, por quem Picasso se viria a apaixonar. Picasso retratou-a depois de a ter visto pela primeira vez nas ruas de Paris em 1927. Os dois iniciaram uma relação amorosa enquanto Picasso ainda estava casado com a russa Olga Khokhlova.

Picasso pintou o quadro em 1932 no seu estúdio de Boisgeloup, perto de Paris. A obra integra uma série do pintor de Málaga tendo por inspiração Marie-Thérese. Nos primeiros tempos, a presença da jovem musa nos quadros de Picasso  manteve-se oculta, uma vez que o pintor continuava casado com a russa Olga  Khokhlova. A divulgação pública dos retratos de Marie-Thérese acabou por precipitar a revelação da relação secreta. 

A temporada de leilões da capital britânica abriu com uma sessão dedicada à arte impressionista e moderna. A obra do pintor espanhol foi a estrela do leilão mas acabou por ser vendido abaixo do preço máximo previsto pela Sothebys (a obra tinha um preço estimado entre 31, 2 e 43, 7 milhões de euros).
 

 


 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar