Mais Imaginarius procura novos talentos até 10 de Fevereiro

Vencedores vão ter a oportunidade de realizar uma residência artística em Santa Maria da Feira, com direito a ajuda financeira

Foto
Paulo Pimenta

O Imaginarius de 2013 ainda nem sequer começou, mas o festival já anda à procura de novos talentos para rechear a programação "off" da edição de 2014 através da iniciativa Mais Imaginarius. A ideia é simples: jovens artistas de todo o mundo podem, até 10 de Fevereiro de 2013, submeter uma “proposta arrojada” que esteja ligada às artes visuais ou performativas.

Os três vencedores terão a oportunidade de fazer uma residência artística, em Santa Maria da Feira, tendo em vista a criação de um espectáculo a estrear na programação oficial do Festival Imaginarius em 2014.

Na sua 5ª edição, o Mais Imaginarius espera que os candidatos desenvolvam projectos que “promovam o pensamento independente, assumam riscos em prol da criação experimental, criem uma 'praxis' artística sustentada” e, sobretudo, que “confrontem a cultura e a comunidade local com uma linguagem artística contemporânea”.

Foto
Paulo Pimenta

Aceitam-se candidatos estrangeiros

O concurso aceita propostas que estejam inseridas nas áreas artísticas abrangidas pelas Artes Visuais (Novos Media, Arte Digital, Instalação e Graffiti) ou pelas Artes Performativas (Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção e Multidisciplinar).

Os participantes podem ser artistas de qualquer nacionalidade que tenham, acima de tudo, “vontade de intervir artisticamente" na cidade de Santa Maria da Feira. Segundo o regulamento, os interessados apenas têm de submeter a sua candidatura, individual ou em grupo, através de um formulário próprio.

O Mais Imaginarius é uma componente do Festival Internacional de Teatro de Rua que tem vindo a conquistar, nos últimos anos, o público nacional e internacional. Isto se deve, segundo os organizadores, ao talento dos artistas que, todos os anos, se comprometem com a realização de espectáculos no centro histórico da cidade.

Os vencedores serão anunciados em Março de 2013 e receberão uma ajuda financeira para a concretização da residência artística.

Sugerir correcção
Comentar