O design português a gostar de si próprio

Nós Fazemos O Design Como Quem Faz O Amor tornou-se uma referência bem conhecida dentro da comunidade do design e da ilustração em Portugal.

Foto
NFODCQFOA

Como habitualmente acontece nas redes sociais, em poucas semanas Nós Fazemos O Design Como Quem Faz O Amor (NFODCQFOA) tornou-se uma referência bem conhecida dentro da comunidade do design e da ilustração em Portugal. Página de Facebook e Tumblr, NFODCQFOA foi criado em Outubro de 2012 com o objectivo principal de promover o talento de jovens designers e ilustradores portugueses, muitos deles ainda estudantes, com idades que não ultrapassam os vinte e poucos e revelam um talento e criatividade notáveis.

Sendo um espaço criado por um professor da ESAD e crítico de design (autor do blogue Reactor e editor da revista PLI) , dar visibilidade a portfólios de jovens autores constituía-se, em tempos de crise, como uma intenção ideológica, de afirmação de um entusiasmo criativo associado, na maioria dos casos, a trabalhos académicos, de iniciativa própria ou projectos desenvolvidos em regime freelancer.

Com crivo crítico, tudo isso se pretende divulgar nesta página, o que se faz nas escolas de artes e design, o que faz em casa, o que se faz em pequenos estúdios de design onde se concilia trabalho para amigos, trabalho comercial e projectos auto-iniciados e auto-produzidos.

No espaço de quatro meses, tempo de existência deste espaço, Nós Fazemos O Design Como Quem Faz O Amor foi-se tornando um espaço de curadoria de design mais diversificado, dando atenção a culturas gráficas menos conhecidas (da ilustração chilena ao cartaz do Gana) e consolidando algumas secções regulares como a “Bookshelf” (que divulga capas de livros portugueses do século XX), “O design português a gostar de si próprio” (que reúne diversos designers portugueses em torno de um tema, técnica ou suporte), “My very own graphic design history” (que convida um autor a apresentar a sua seleção de referências da história do design gráfico) ou ainda “Design Studios – an inside look” (que divulga fotografias do espaço de trabalho de designers e ilustradores portugueses).

NFODCQFOA não é apenas um complemento ao Behance e outros sítios de livre alojamento de portfólios, é um fórum de discussão sobre ilustração e design, lugar de encontro de criadores de diferentes paragens e, cada vez mais, um espaço consistente de promoção da cultura do projecto que embora privilegiando a produção mais recente não deixa de prestar atenção à história, procurando contribuir para a criação de um arquivo ligado à história do design em Portugal.

Aproximando-se dos 3.000 seguidores, NFODCQFOA tem um alcance médio semanal de cerca 13.000 pessoas, maioritariamente de Portugal e do Brasil mas com um número significativo de visitantes do Reino Unido, Espanha ou Alemanha. A página incentiva o envio de portfólios para publicação e, na verdade, diariamente caem na nossa caixa de e-mail mais e mais trabalhos reveladores da qualidade dos designers e ilustradores portugueses.

Com actualizações diárias, através de posts bilingue (português/inglês) a página já divulgou mais de uma centena de jovens criadores visuais. Este número cresce diariamente, e neste caso a quantidade traz consigo afirmação de qualidade. Nós fazemos o design como quem faz o amor, alguma dúvida?

Sugerir correcção
Comentar