Greve parcial no Metro Transportes do Sul a partir de segunda-feira

Paralisação vai decorrer até sexta-feira, em três períodos por dia.

Foto
O sindicado prevê que cerca de 40% das ligações previstas sejam afectadas Rui Gaudêncio

Os maquinistas do Metro Transportes do Sul começam na segunda-feira uma greve parcial de cinco dias em defesa da negociação do acordo de empresa. Segundo os trabalhadores, a administração tem-se recusado a negociar.

 

“Vamos fazer uma greve parcial, entre segunda e sexta-feira, que vai ocorrer entre as 07h e as 09h, entre as 12h e as 14h e entre as 17h e as 20h”, disse à agência Lusa António Medeiros, presidente do Sindicato dos Maquinistas.

Os maquinistas da empresa que opera um metro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal defendem a negociação do acordo de empresa, de modo a terem o pagamento de subsídios de transporte e de refeição, e reclamam ainda alterações nas escalas de serviço e melhores condições de segurança.

“A empresa tem-se recusado negociar connosco. Cerca de 70% dos maquinistas são afectos ao sindicato e vão aderir à greve, pelo que é esperado que cerca de 40% das ligações previstas sejam afectadas”, disse.

António Medeiros referiu que os maquinistas decidiram também fazer greve às três últimas horas do serviço normal de cada trabalhador entre 9 e 15 de Fevereiro, para além de prolongarem a greve ao trabalho extra até ao dia 15 de Março.

“Esta é uma forma de reclamar e pressionar a empresa para resolver os problemas laborais destes trabalhadores, que são os mais mal pagos do sector”, referiu o sindicalista.

Sugerir correcção
Comentar