CE lança concurso multimédia e dá prémios de 10 mil euros

Que lugar e que papel têm os migrantes na Europa? Trabalhos podem ser submetidos até 21 de Junho. Prémio é entregue aos estabelecimentos de ensino

Foto
Trabalhos podem ser desenvolvidos nas categorias de cartaz, fotografia e vídeo David Gray/ Reuters

Estudantes das escolas de arte, artes gráficas e comunicação: este desafio é para vocês. A Comissão Europeia (CE) convida alunos dos 27 Estados Membros da Uniao Europeia e da Croácia a responder à pergunta: qual o papel e qual o lugar dos migrantes na Europa?

O concurso quer que os alunos reflictam sobre o assunto e realizem um “trabalho artístico que exprima os seus pontos de vista sobre esta questão”, explica a organização em comunicado.

Os trabalhos, que podem ser enviados até ao dia 21 de Junho, podem ser desenvolvidos nas categorias de cartaz, fotografia e vídeo. O primeiro prémio de cada uma das três categorias é recompensado com 10 mil euros.

O montante é, no entanto, entregue ao estabelecimento de ensino dos vencedores e “deverá ser utilizado para fins educativos”. Não há limite para o número de trabalhos enviados por estabelecimento de ensino, havendo apenas a obrigatoriedade de os alunos concorrentes terem mais de 18 anos.

Os trabalhos passam inicialmente por uma avaliação nacional, sendo os melhores (máximo de dez) enviados a um júri europeu responsável por eleger os 30 finalistas e os vencedores em cada categoria.

As três dezenas de alunos seleccionados para esta fase “serão convidados a assistir à cerimónia de entrega de prémios, que se realizará em Bruxelas”, onde será ainda escolhido um quarto vencedor através de votação do público.

Sugerir correcção
Comentar