Por 25 dólares, Linda Gray deu a perna a Mrs. Robinson no poster de A Primeira Noite

No programa de TV de Anderson Cooper, Linda Gray contou como estendeu a perna, tirou uma meia e assim, como body double, ficou a fazer parte da iconografia associada ao filme de Mike Nichols que teve Anne Bancroft como intérprete

Fotogaleria
A perna de Linda Gray
Fotogaleria
O poster do filme
Fotogaleria
Anne Bancroft e Dustin Hoffman
Fotogaleria
Larry Hagman, Linda Gray e Patrick Duffy Reuters

Uma perna, por 25 dólares. Talvez fosse o caminho normal de um manequim, em final dos anos 60, um trabalho como outro qualquer: aparecer em cerca de 400 anúncios publicitários, ser body double em filmes, quando as vedetas não estavam ou não queriam estar disponíveis. Hoje Linda Gray faz parte do património de trivia conquistado por um filme de culto: The Graduate/A Primeira Noite, de Mike Nichols. E é este o pedaço de trivia: a perna que a personagem de Mrs. Robinson estende, para tirar as meias, ao jovem Dustin Hoffman, que está muito tentado em fundo – é a imagem do cartaz do filme – pertence-lhe, e não à actriz que interpretava a personagem, Anne Bancroft.

Isto foi muito antes de Linda Gray ser a Sue Ellen Ewing da série televisiva Dallas. Mas não é propriamente uma novidade que reescreve a história. Só que reafirmada hoje sublinha esse movimento de notoriedade e esquecimento e depois fama outra vez... que faz parte da vida das “estrelas”: é que a actriz, de 72 anos, está de volta, através dos ecrãs de televisão, ao rancho de Southfork, juntamente com os membros vivos dos restantes Ewing. E por isso voltou a contar a petite histoire no show televisivo de Anderson Cooper.

Estava acompanhada por Patrick Duffy, outro Ewing, o irmão de J.R. (Larry Hagman, já falecido). Anne Bancroft “devia estar ausente naquele dia” de rodagem, disse Linda Gray, e por isso, por 25 dólares, numa sessão fotográfica que demorou uma hora e em que ela tinha apenas que fazer os gestos de tirar a meia, emprestou a perna para os materiais de promoção do filme. Que foi o papel, na verdade, que atirou Dustin Hoffman para o mundo. Dustin e os outros actores que, baixos, morenos, nervosos e neuróticos, começaram a conquistar Hollywood que, naqueles anos, não tinha alternativa senão deixar-se invadir pelo “novo”, já que o classicismo, com os seus corpos de actores talhados de um só golpe, tinha contado todos os seus dias.  

Nesse filme Hoffman interpretou Benjamin Braddock, jovem licenciado mas fundamentalmente aborrecido, que regressava a casa dos pais em Los Angeles, vindo da Costa Leste, e que se deparava, na sua ausência de perspectivas, com a perna de Mrs. Robinson (Anne Bancroft) e a sua inquietação sedutora. Depois Benjamin interessar-se-ia mais pela filha de Mrs. Robinson, Elaine (Katharine Ross).


Hey, hey, hey...

Para esse filme e para essa personagem Simon & Garfunkel escreveram Mrs. Robinson e cantaram assim: And here's to you, Mrs. Robinson/Jesus loves you more than you will know (Wo, wo, wo)/God bless you please, Mrs. Robinson/Heaven holds a place for those who pray/ (Hey, hey, hey...hey, hey, hey). O genérico, já agora, foi pedido emprestado por Quentin Tarantino que o homenageou, talvez se possa dizer assim, no seu Jackie Brown.

Voltando à perna de Mrs. Robinson: depois dela, Linda Gray haveria de dar o corpo todo à personagem, na Broadway e no West End londrino, sucedendo a Kathleen Turner ou a Jerry Hall. E aí mostraria mais do que a perna, numa cena de nu, rápida cena de nu, que funciona como clou do espectáculo por quem se sente tentado por actrizes na forma mais madura da sua carreira. Mas se Gray foi confessando ao longo dos anos em entrevistas que lhe deu prazer revelar a uma série de homens que tiveram um pedaço do seu corpo, sob a forma de poster, nos dormitórios de colégio, admite que nunca lhe foi confortável fazer o nu, nunca lhe deu sensação de poder: 15 a 20 segundos que ela, contou, tentava reduzir a sete, obrigando os colegas de palco a dizerem as deixas de forma mais rápida. And here’s to you, Ms. Gray...
 
 

 

Sugerir correcção
Comentar