Vamos fazer um videoclip em família para os Beatles?

Programa da Casa da Música encoraja famílias a criar um videoclip para a mítica banda de Liverpool

Foto
gambarrotti/Flickr

Sargento Pimenta é o nome da actividade que vai animar a Casa da Música no dia 2 de Fevereiro. O álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, serve de pano de fundo para um dia passado em família. A actividade pretende juntar mais novos e mais velhos numa experiência de criação musical, que junta a música à diversão e à aprendizagem, através da criação de um videoclip de uma música da banda.

É uma oficina-jogo com desafios musicais à volta das canções da mítica banda de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. Depois de superados todos os desafios propostos, as famílias tem direito a gravar um som do grupo e as videonotas vão ser utilizadas para a montagem de videoclip.

A formação vai ser dada por Paulo Neto e Maria Monica e vai funcionar em dois horários: de manhã, das 10h30 às 12h, e à tarde, das 14h30 às 16h00. Decorre na Sala de Ensaio 2 e terá o custo de quatro euros por pessoa, com a promoção de 15 euros para famílias de quatro elementos, com crianças a partir dos 6 anos.


Com muitos ou poucos dotes para a música, o importante é mesmo aproveitar um dia diferente em família, ao som de uma das bandas mais famosas do mundo.

"Love Me Do" no domínio público

Coincidência ou não, foi logo no primeiro dia deste ano que o primeiro grande êxito dos Beatles se tornou domínio público europeu. A música, que data de 1962, foi sujeita à aplicação da lei europeia que diz que os direitos de autor expiram ao final de 50 anos.

Como domínio público europeu, "Love me Do" pode ser usada de forma livre por qualquer pessoa que tenha o CD original. Esta abolição dos direitos de autor já surtiu alguns efeitos: a Digital Remasterings inclui o primeiro êxito da banda inglesa numa compilação de temas do princípio de carreira dos Beatles e a Pristine Classical, editora de música clássica, lançou a canção remasterizada em single.

Sugerir correcção
Comentar