Estudantes de comunicação e jovens jornalistas podem ganhar ajuda de 3750 euros

Jovens na área do jornalismo e/ou comunicação podem entrar num concurso que dá, ao vencedor, 3750 euros, sob a forma de patrocínio para um estágio ou para uma bolsa de estudos

Foto
CollegeDegrees360/Flickr

A campanha Food We Want, financiada pela União Europeia (UE), lançou um concurso para jovens entre os 18 e os 26 anos, que tenham interesse ou estejam na área do jornalismo e/ou comunicação, com algum "à vontade" em comunicação social e ambiental.

O desafio consiste em escrever um "post" jornalístico, que tenha entre 2800 e 3200 caracteres (incluindo espaços), sobre "as complexas questões relacionadas com o presente e o futuro da alimentação, tanto a nível global como a nível local".

Tendo em conta que é sempre difícil iniciar um texto deste pendor a partir do nada, a organização do concurso facilita o trabalho e pede que os textos sejam escritos em jeito de resposta a um de dois outros textos à escolha, lançados pela Food We Want. A opção 1 insere-se na temática "Crise Alimentar Global", a opção 2 no assunto "Mulheres e Agricultura".

Critérios para participar

Para serem elegíveis, além de terem de respeitar as normas já mencionadas, os participantes têm de residir num dos países onde decorre a competição (Portugal, Itália, Polónia e Reino Unido), só podem submeter um texto (o qual deve ser redigido num dos quatro idiomas do concurso) e devem ter em atenção os critérios de avaliação do júri, que vai valorizar os "posts" que apresentem "noticiabilidade", "originalidade", "actualidade", "precisão", "verificabilidade" e "clareza". Todas estas indicações estão detalhadas no regulamento do concurso.

Até 23 de Março, é possível submeter os trabalhos na página da Food We Want, após o registo obrigatório no site. Os vencedores (um por cada país em competição) vão ter direito a 3750 euros de apoio para um estágio remunerado ou para continuarem os seus estudos na área da comunicação social (cursos, mestrados ou programas de aprendizagem em Comunicação e Jornalismo).

Sugerir correcção
Comentar