Um dos jovens condenados por agressão divulgada no Facebook foi detido

Há um ano, cinco dos seis arguidos do caso da agressão a uma adolescente em Benfica foram condenados a penas suspensas. Ficaram obrigados a regressar à escola e a colaborar com a APAV e outras organizações.

Foto
A agressão ocorreu em Maio de 2011 junto ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa DR

Um dos cinco jovens que há um ano foram condenados pela agressão de uma adolescente em Benfica foi detido esta quinta-feira em Viseu para o cumprimento de pena. Trata-se do rapaz que filmou o incidente e o publicou na rede social Facebook e que desde a condenação com pena suspensa, em Janeiro do ano passado, não cumpriu as medidas impostas pelo tribunal, nomeadamente trabalho comunitário.

O jovem, agora com 19 anos, foi detido pelas 15h de quinta-feira, junto à Sé da cidade de Viseu, onde vivia há cerca de dois meses. “Recebemos um mandado de detenção no dia 18 de Janeiro e colocámos no terreno um agente da investigação criminal, especializado em dar seguimento aos mandados de captura”, adiantou à agência Lusa o comandante da PSP de Viseu, Vítor Rodrigues.

A 16 de Janeiro de 2012, cinco dos seis arguidos no caso da agressão à jovem de 13 anos, em Maio de 2011, junto ao Centro Comercial Colombo, foram condenados a penas suspensas sob condição de voltarem à escola ou frequentarem cursos de formação e ainda colaborarem com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e outras organizações que ajudam vítimas de acidentes de viação ou de crimes violentos. Apenas um dos arguidos foi absolvido porque “não aderiu ao crime”, como explicou na altura o tribunal.

No caso do rapaz que filmou a agressão e a divulgou no Facebook, o tribunal condenou-o a dois anos e dois meses de prisão, com pena suspensa, por ofensa à integridade física agravada, roubo e gravação ilícita. Na acusação, a todos os arguidos era ainda atribuído o crime de roubo nas formas tentada e consumada. O colectivo de juízes considerou que não ficou provada a premeditação dos crimes, embora todos os arguidos soubessem que a vítima seria agredida e não teria hipótese de se defender. Quanto às gravações, o juiz considerou não haver elementos probatórios para dizer que todos os arguidos sabiam e concordaram com as filmagens.

Por o jovem não ter cumprido o exigido em tribunal, foi emitido um mandado de captura na última sexta-feira. Seis dias depois, era detido em Viseu sem oferecer resistência, confirmou o comandante da PSP local. O rapaz encontra-se agora no Estabelecimento Prisional de Viseu.

Além do caso da agressão em 2011, o jovem tem ainda em curso um processo judicial relacionado com uma outra agressão. Logo após a leitura do acórdão do caso de há dois anos, agrediu uma fotojornalista do Correio da Manhã quando saía da 3ª Vara Criminal, no Campus da Justiça de Lisboa.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar