Pedro Cunha
Foto
Pedro Cunha

Ericeira em top 10 da Europa "cool" da Fox News

São "10 das pequenas cidades mais 'cool' da Europa", um top publicado no site do canal televisivo Fox News dos EUA. Entre estas "descobertas", a Ericeira, destino "fixe" com praias de areia branca, surf e marisco.

O canal norte-americano de notícias Fox News, na sua secção online de viagens, destacou esta semana algumas das mais "divinas", "charmosas", "encantadoras" ou "históricas" — "enfim, sítios cool" — da Europa. São direcções que valem a pena, pequenas cidades a descobrir, para além das "Paris, Londres, Roma", que "as grandes cidades já não precisam de apresentações".

É assim que entre as "10 coolest small towns in Europe", ao lado do charme da mais célebre Cesky Krumlov checa, da sedução costeira da menos conhecida Tenby de Gales ou das aventuras nos mistérios das ilhas islandesas Vestmannaeyjar, surge aquela que, logo à primeira vista, parece uma "quintessencial aldeia piscatória portuguesa".

Com as suas "calçadas e edifícios com azulejos", com as suas "falésias recortadas", a Ericeira merece também a visita pelas suas " praias de areia branca", escrevem, realçando também ser um destino que faz as "delícias" dos surfistas (não em vão, é Reserva Mundial de Surf).

PÚBLICO -
Foto
Pedro Cunha

A localização, sublinham, torna a terra também uma boa direcção para o marisco. O texto faz até referência ao facto de o nome Ericeira poder ter origem nos ouriços-do-mar, sublinhando-se que uma especialidade local é a "lagosta, criada em viveiros ao longo da costa rochosa".

O texto é curto mas o artigo global merece um bom destaque na página de entrada da secção de viagens da Fox News - e estava também entre os mais lidos -, uma colaboração com a revista e portal turístico Budget Travel (onde há também uma fotogaleria que realça este top 10 "cool" da Europa).

Além da Ericeira, Cesky Krumlov (R. Checa), Tenby (Gales) e Vestmannaeyjar (Islândia), a selecção inclui ainda Palmanova (Itália), Rothenburg ob der Tauber (Alemanha), Bibury (Inglaterra), Dürnstein (Áustria), Binn (Suíça) e Tremolat (França).

Sugerir correcção